Início » Embaixada da Itália homenageia personalidades

Embaixada da Itália homenageia personalidades

25 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Embaixada da Itália homenageia personalidades

Diretor-presidente da Comunità Italiana, Pietro Petraglia, está entre os condecorados com a honraria de Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália

Texto por Lucas Mesquita, Brasília

“A Itália está chamando!” Foi assim que o diretor da revista Comunità Italiana, Pietro Domenico Petraglia, descreveu seus sentimentos durante a cerimônia em que foi condecorado Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália, uma das mais altas honrarias oferecidas pela República Italiana.

A homenagem é concedida pelo presidente da República da Itália a pessoas que se destacam na promoção de ações de amizade e colaboração de seus países com a nação italiana. E esse definitivamente é o caso de Pietro.

Francesco Azzarello, Pietro, e seu filho, Massimo

Quando fundou a revista, em março de 1994, o objetivo de Pietro era aproximar a comunidade italiana no Brasil por meio da comunicação, contribuindo para o melhor relacionamento entre os países. A condecoração mostra que esse objetivo foi alcançado.

Nicola Miccione, Secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro

A cerimônia foi realizada na Embaixada da Itália em Brasília, em 24 de abril, e também condecorou outras 10 personalidades. Pietro recebeu a condecoração das mãos do embaixador Francesco Azzarello, que explicou a homenagem: “Pietro é uma figura histórica nas relações bilaterais entre Brasil e Itália. Essa condecoração é muito merecida”.

“Sei que a generosidade do meu amigo embaixador Francesco Azzarello, pessoa que passei a admirar desde sua chegada a Brasília, foi decisiva para esta homenagem, pela forma brilhante como cumpriu sua importante missão”, agradeceu Pietro. “Suas proezas diplomáticas, perspicácia, tenacidade e coragem renderam aos ítalo-brasileiros uma enorme sequência de vitórias em nome de nossas causas. E receber o título de Grande Oficial de suas mãos enobrece ainda mais esta ocasião”.

Pietro e o ator Marcos Frota, que desenvolve um grande trabalho através da Unicirco

Mais homenagens

Para o embaixador Francesco Azzarello, foi um dia muito especial, no qual ele pode homenagear personalidades dos meios político, social e cultural. Receberam a condecoração de Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália personalidades como o CEO da Pirelli na América Latina, Cesar Alarcon, o Secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, o artista plástico Carlos Bracher e o ex-senador Luiz Pastore.


Cesar Alarcon, CEO da Pirelli na América Latina, e o embaixador Francesco Azzarello

“Essa honraria mostra que valeu a pena o meu avô ter vindo para o Brasil e ter criado seus filhos e seus netos com os valores trazidos de sua família italiana”, disse Nicola Miccione. Luiz Osvaldo Pastore também lembrou de suas raízes: “Na construção de Brasília, meu pai foi convidado para fazer os móveis do Congresso Nacional e de outros prédios históricos da cidade. Estar aqui em Brasília recebendo essa homenagem é muito gratificante. Gostaria que meu pai estivesse aqui”.

Já o CEO e vice-presidente da Pirelli na América do Sul, Cesar Alarcon, falou, em seu discurso de agradecimento, sobre a importância dos projetos bilaterais para a relação Itália-Brasil: “É com profundo orgulho e gratidão que recebo este reconhecimento pela prazerosa atuação de estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Itália, países com uma sinergia tão profunda e com raízes muito sólidas que remetem aos tempos de nossos avós. Muitos dos desafios enfrentados por eles naquela época foram ressignificados, mas segue viva até hoje a chama de um forte empenho no trabalho e na construção de um futuro, cujo fundamento está na superação e na motivação típicas da cultura italiana.
Nesse sentido, desde que cheguei para liderar as operações da região sul-americana da Pirelli, busquei continuar estimulando projetos notáveis como o Festival de Cinema Italiano e o apoio a museus brasileiros, como a Pinacoteca. Também procurei avançar em novos campos como com a exposição imersiva Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio, no MIS Experience, e o apoio ainda mais estreito à Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, Italcam. Esta vontade transbordou ao país vizinho, Argentina, com meu apoio pessoal ao Hospital Italiano de Buenos Aires. Este é o legado que pretendo deixar para as gerações futuras ratificando meu compromisso em contribuir, junto à Pirelli, para a construção de um futuro melhor, sustentável e mais próspero.”

Confira a lista de todos os homenageados:

Honraria: Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália

Pietro Domenico Petraglia: jornalista, fundador da revista “Comunità Italiana” e membro de inúmeras entidades e associações culturais italianas e brasileiras, Pietro foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira, por dois mandatos entre 2010 e 2015, momento de grande evolução da entidade, quando ela se transformou numa das maiores câmaras da rede Assocamerestero no mundo.

Pietro Petraglia recebe condecoração das mãos do embaixador, Francesco Azzarello

É também diretor da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, editor de livros em português e italiano e membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Por seu trabalho como promotor das relações culturais entre a Itália e o Brasil obteve inúmeros prêmios, como o de “Personalidade Cultural do Ano de 2004″ pela Academia Brasileira de Letras e pela União Brasileira de Escritores” (UBE) e o prêmio “Salernitano Ilustre do Mundo 2012.

A atual honraria eleva o grau da condecoração, já que em 2007 ele já havia se tornado Cavaliere.

Honraria: Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália

Cesar Alarcon, CEO da Pirelli na América Latina: figura de destaque entre os dirigentes de grandes empresas ligadas à Itália, há anos Cesar Alarcon apoia iniciativas culturais italianas no Brasil. Este louvável empenho se refletiu em projetos como “Italia per San Paolo”, no qual, graças a seu espírito de iniciativa, a Pirelli patrocinou a reestruturação da Praça Cidade de Milão, em San Paolo. De acordo com a lógica do Sistema-País, também deu um apoio decisivo para a revitalização da Câmara de Comércio de São Paulo.

Luiz Biagi, empreendedor: empreendedor de sucesso do setor agrícola, personifica a tradição dos ítalo-descendentes que contribuíram para o sucesso do agronegócio no Brasil. Sempre atento à dimensão cultural da sua profissão, orientou também a criação do “Museu da Cana”, um espaço cultural criado na estrutura de uma fazenda histórica para divulgar as tradições e a história do empreendedorismo agrícola na região de São Paulo.

Carlos Bracher, artista plástico: está entre os maiores artistas brasileiros contemporâneos. Conquistou inúmeros prêmios internacionais por sua produção pictórica. Apenas para citar um deles, em 1980 recebeu o “Hilton Painting Award” sendo um dos dez artistas brasileiros mais importantes da década de 1970.

Em 2007, pintou a “Série Brasília”, composta por 66 obras de grande formato, que foi exposta no Museu Nacional da Capital. Nos últimos anos, iniciou uma frutífera colaboração artística com a Embaixada da Itália, renovando seu vínculo histórico com as expressões mais importantes da arte pictórica do País e, também, doando, por ocasião das comemorações do Dia da República de 2022, uma valiosa pintura dedicada à Sede diplomática obra de Pier Luigi Nervi.

Jack Correa, empreendedor: Jack Correa desempenhou papel central no setor econômico e industrial ligado à Itália, atuando como responsável de relações públicas e relações institucionais de grandes empresas como a Fiat Automóveis Brasil e a Coca-Cola Company Brasil.

Ao longo de sua longa carreira, promoveu relações com as mais altas lideranças político-institucionais dos dois Países. A contribuição que prestou à Embaixada da Itália foi decisiva para estreitar relações com os principais expoentes da área ambiental da região amazônica, com quem a Embaixada compartilhou diversas iniciativas.

Andrea Garziera, Cônsul Honorário: empresário consolidado, com interesses no Nordeste do Brasil, destacou-se desde o início à frente do Consulado Honorário de Salvador, que conseguiu levar a níveis de eficiência adequados ao tamanho e importância da comunidade do Estado da Bahia.

Cofundador e acionista majoritário de uma das mais importantes empresas agrícolas e sociedades exportadoras de uva de mesa do Brasil e titular de muitas outras conquistas na área de administração de grandes empresas, Andrea Garziera demonstrou sempre grande atenção às necessidades da comunidade da Bahia, a ponto de ser escolhido como Cônsul Honorário pelo Consulado do Recife, competente pela região.

Roberto Longoni, médico: médico de origem italiana formado no Brasil, ROBERTO COSTANTINO LONGONI foi várias vezes supervisor do Ministério da Educação do Brasil para o “Programa Mais Médicos para o Brasil”. Hoje, atua na Secretaria de Saúde de Salvador, Bahia.

Em sua trajetória, soube aliar seu comprometimento como clínico a uma capacidade de organização extraordinária, que o tornou uma verdadeira referência no sistema de saúde do Estado da Bahia, tendo desempenhado um papel crucial na difusão de centros de assistência médica nas áreas mais desfavorecidas.

Renato Malcotti, engenheiro e empresário: engenheiro e gestor, teve papéis de destaque em importantes expressões do mundo econômico e industrial italiano no Brasil e no fomento das relações político-institucionais entre os dois países.

Ele trabalhou em empresas estratégicas como a FIAT, mas também adquiriu experiência na administração pública do DF e como consultor. Graças à sua competente paixão por carros antigos e ralis, ele garantiu uma valorização extraordinária da excelência das marcas italianas do setor automotivo em todo o Brasil.

Nicola Miccione, Secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro: advogado especializado em direito comercial e membro do Instituto Brasileiro de “Corporate Governance – IBGC “, após longa e brilhante carreira em uma das principais instituições bancárias do Estado do Rio, Nicola Miccione chegou ao topo da administração de um dos estados mais importantes da Federação brasileira. A partir desta posição, ele promoveu e desenvolveu relações com empresas italianas e nossa rede Diplomático-Consular com dedicação louvável e resultados mutuamente benéficos.

Luiz Osvaldo Pastore, empreendedor e ex-senador: empresário e político de destaque, Luiz Osvaldo Pastore é sem dúvida uma das personalidades de maior relevo na vasta comunidade de descendentes de italianos no Brasil.

Distinguiu-se tanto no campo esportivo, como dirigente do Palmeiras, quanto no campo da promoção cultural. Produtor cinematográfico e teatral de obras como “Amadeus” de Peter Shaffer. Foi também senador do parlamento brasileiro por dois mandatos.

Rosario Tessier, empresário e chef de cozinha: Rosario Tessier é uma figura histórica da gastronomia italiana no Brasil. Chef célebre no panorama brasiliense, ele é também coordenador da Seção do Distrito Federal da Federação Italiana de Chefs Brasil (FICB) e membro de sua Direção Central.

Atua ativamente em projetos sociais com jovens da periferia de Brasília, realizando cursos gratuitos de capacitação e formação. Representa, portanto, a excelência da gastronomia italiana de forma admirável, mostrando-se sempre atento às iniciativas da Embaixada na área da gastronomia e vinho, sendo intérprete eficaz da lógica do sistema em eventos promocionais integrados.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 04h26
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.