Início » Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana

06 de março de 2024 - Por Mauricio Cannone
Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana

Mar, céu, Brasil, Itália, Comunità Italiana, Rio de Janeiro. Este é o cenário do evento organizado na Marina da Glória sob linda noite de luar. Parte do calendário dos tantos eventos  comemorativos dos 30 anos da revista Comunità e dos 150 da imigração italiana do Brasil.

Isso a bordo do Atlantis Grand, iate esse com a segunda maior área útil do mundo e maior da América Latina. A embarcação tem 1.200 metros quadrados de área total. Velocidade? Dezenove nós. O nó é unidade de medida de comprimento ou distância equivalente a 1852 metros, utilizada quase exclusivamente em navegação marítima e aérea e na medição de distâncias marítimas. A milha náutica por hora deu origem ao “nó” (Knot – KT), unidade de velocidade ainda muito comum na aviação.

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana 8
Marzio Laurenti, CEO da Telespazio Brasil; Fernanda Maranesi, delegada da Academia da Cozinha Italiana; Francesco Moliterni, presidente da Leonardo Brasil

Estiveram lá convidados ilustres, como Massimiliano Iacchini, cônsul-geral no Rio de Janeiro. Representantes de empresas italianas no Brasil, como Raffaele Grandi e Rosario Zaccaria, ambos boards da Enel; Marzio Laurenti, da Telespazio. Isso sem falar em Adriana Novis subsecretária-adjunta de Relações Internacionais do governo do Estado do Rio de Janeiro. Francesco Moliterni, CEO da Leonardo no Brasil. Para ocasião tão especial foram convidadas várias autoridades, como o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão; o de Niterói, Axel Grael; o vereador Fabiano Gonçalves; Célia Jordão, deputada pelo Estado do Rio de Janeiro.

Axel Grael festejou o momento:

– Nestes 150 anos da imigração italiana e também dos 30 anos da revista Comunità, grande conquista do meu amigo Pietro e sua equipe. Niterói se orgulha – disse o prefeito da mesma cidade fluminense, lembrando onde fica a sede da revista.

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana 9
Rosario Zaccaria, vicepresidente Camara Comércio Italo-Brasileira; Fernando Jordão, prefeito de Angra dos Reis; Axel Grael, prefeito de Niterói, e sua esposa Christa Grael; Pietro Petraglia, presidente do Grupo Comunità; Massimiliano Iacchini, cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro

O prefeito de Angra elogiou o trabalho de Pietro:

– Parabéns por esta revista que faz integração dos brasileiros com os italianos – ressaltou Fernando Jordão.

Pietro Petraglia, presidente do Grupo Comunità destacou o significado do acontecimento:

– Um evento belíssimo oferecido por um grupo de empresários para essa data especial – assinala Pietro. – Há 150 anos chegou ao Brasil o navio La Sofia e depois os imigrantes fundaram colônia no Espírito Santo, em Santa Teresa. Mas na verdade os italianos chegaram ao Brasil muito antes. Como Amerigo Vespucci. Tem uma frase no navio Vespucci inclusive, que esteve nessas mesmas águas da Baía de Guanabara no fim do ano passado, que diz “Non chi comincia, ma chi persevera”. Não quem começa, mas quem persevera – continuou Pietro lembrando as dificuldades nos 30 anos da revista. – Muitas portas fechadas, muitas portas abertas. E toda luta é melhor quando é com sacrifício. E hoje temos a satisfação de ter pessoas maravilhosas aqui conosco celebrando.

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana 14
Presidente do Grupo Comunità Pietro Petraglia

O cônsul Iacchini resumiu o significado da festa:

– É uma honra, um prazer. Estava aqui celebrando os 30 anos da revista Comunità, que é a verdadeira voz dos 150 anos da imigração italiana. É uma tarefa muito importante que você, Pietro, desenvolveu no tempo.

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana 1
Cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro Massimiliano Iacchini

O empresário Phabricio Petraglia, sócio-administrador da empresa Concierge Secrets, organizadora do acontecimento, revelou a Comunità mais detalhes desses momentos históricos comemorados neste começo ano:

– A empresa Concierge Secrets conecta marcas e pessoas. Esse evento icônico se deu num iate. Por quê? Havia toda simbologia daqueles imigrantes que deixaram a Itália num navio, num transatlântico os quais iam rumo ao desconhecido.   

Dom Orani abençoa brasileiros e italianos

Evento em embarcação e missa rezada pelo arcebispo do Rio marcam os 30 anos da Comunità Italiana 13
Parte do grupo de italianos que lotou a bela Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Em outro acontecimento marcante desses aniversários históricos, dessa vez no campo da religião, um oriundo italiano abençoou fiéis de sua pátria natal e de origem. Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, celebrou a Missa do Empresário e Empreendedor na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

– A missa foi em ação de graças aos 30 anos da revista Comunità e dos 150 anos da imigração italiana no Brasil – explica Phabricio Petraglia, também organizador do acontecimento. – Foi celebrada na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, recentemente reformada. Belíssima. Uma das mais belas igrejas do Rio. Um sucesso. 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h25
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.