A primeira parte do tour mundial do veleiro militar Amerigo Vespucci, chamado na Itália como o “navio mais bonito do mundo”, foi encerrada com sua chegada em La Plata, na Argentina. O navio-escola fez sua primeira pausa depois de ter atravessado as Colunas de Hércules, o Oceano Atlântico de norte a sul e a Linha do Equador.
A parada em território argentino está prevista para durar até 1º de abril de 2024, quando a joia da Marinha italiana partirá para Ushuaia (Argentina) e Punta Arenas (Chile).
Durante estes meses de descanso, o navio passará por diversas manutenções. Um grupo de trabalhadores especializados de La Spezia, na Itália, contribuirá com o processo.
Os membros da tripulação, que estão focados na turnê desde julho, desfrutarão de um período de descanso para aproveitar as festas de fim de ano ao lado de seus familiares.
O cônsul-geral da Itália em La Plata, Pierluigi Schettino, saudou a chegada do Amerigo Vespucci ao porto do município, onde a embarcação permanecerá nos próximos cinco meses.
A viagem do navio é uma ideia do governo de Giorgia Meloni para promover o turismo e a influência da cultura italiana no mundo.