O Vaticano anunciou oficialmente nesta quarta-feira as datas de beatificação de quatro brasileiros e um argentino.
No Brasil, Albertina Berkenbrock será beatificada em 20 de outubro, em Tubarão. Emmanuel Gómez Gonzalez e Adílio Daronch em 21 de outubro em Frederico Westphalen, e Lindalva Justo de Oliveira dia 2 de janeiro de 2008, em Salvador.
Para a beatificação de Albertina, que nasceu dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luís, será realizada uma cerimônia presidida pelo cardeal Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.
Gonzalez, nascido em maio de 1877, na Espanha, foi sacerdote diocesano, considerado um dos mártires do Brasil, assim como Daronch, que nasceu em 1908 no Rio Grande do Sul e foi assassinado brutalmente durante a Revolução de 1923 em Nonoai, Porto Alegre.
O caso da irmã Lindalva é o mais recente. Nascida em 20 de outubro de 1953, a freira foi morta com a facadas em 9 de abril de 1993, enquanto servia café a internos de um abrigo.
Na ocasião, a investigação apontava que o crime foi motivado por uma "paixão obsessiva" que o assassino mantinha pela freira.
Na Argentina, Ceferino Namuncará será beatificado em 11 de novembro em Chimpay, sua terra natal, na Patagônia argentina.
Fonte: Ansa / Folha Online