A Vila Il Gioiello, última residência de Galileu Galilei, localizada em Arcetri, uma das colinas de Florença, será aberta ao público nesta semana.
A iniciativa foi organizada pela Universidade de Florença, pelo Ministério dos Bens Culturais da Itália e pelo Observatório Astrofísico de Arcetri, e faz parte das celebrações pelo Ano Internacional da Astronomia.
Em 2009, são comemorados quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas feitas pelo astrofísico italiano, que morreu em 1642.
Na abertura da casa, programada para o dia 8 de abril e reservada à imprensa e às autoridades, Theodor Haensch, prêmio Nobel da Física de 2005, fará uma leitura sobre o tema "From Galileo Galilei to the frontiers of nonlinear spectroscopy" ("De Galileu Galilei às fronteiras da espectroscopia não-linear", em tradução literal).
Depois, o arquiteto Antonio Godoli, responsável pelas restaurações do local, vai guiar uma visita pela casa.
Galileu chegou a Arcetri em 1631 para ficar mais próximo de sua filha Maria Celeste, que era freira em um convento vizinho. Nessa época, a Vila Il Gioiello foi também seu "refúgio", depois de sua condenação pelos Tribunais do Santo Ofício.
Nessa casa, datada do século IV, Galileu passa os últimos anos de sua vida imerso em seus estudos e observações astronômicas, e também amargurado devido à progressiva perda de sua vista.
Fonte: Ansa
Leia também outras matérias da nossa revista.
Comentários