O cineasta italiano Giuseppe Tornatore foi o grande vencedor esta noite em Roma da 51ª edição do Prêmio David di Donatello, o Oscar do cinema italiano, conquistando não apenas o prêmio de Melhor Filme por seu último trabalho, "La Sconosciuta", mas também o de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Atriz e Trilha Sonora.
"Quando percebi que tinha vencido o prêmio de melhor diretor, pensei comigo mesmo, sou um bom diretor mas não sei fazer bons filmes", declarou Tornatore durante a cerimônia de premiação, em uma noite marcada pelo inédito espírito político permeando o cinema italiano.
"Finalmente há um novo ar entre os cineastas, começamos a falar entre nós. Há finalmente vontade de não desistir", definiu o diretor que ficou mundialmente famoso com o clássico "Cinema Paradiso" (1989).
O filme "Mio fratello é figlio unico", do diretor Daniele Luchetti, conquistou cinco prêmios, entre eles o de Melhor Roteiro, Atriz Coadjuvante (Angela Finocchiaro) e Ator Protagonista (Elio Germano).
"Dedico o prêmio aos atores, que são os trabalhadores mais precários que existem", declarou o diretor, em uma das frases mais fortes da noite, pedindo o fim "do cinema a serviço da televisão".
O filme de Emanuele Crialese, "Nuovomondo", Leão de Prata de revelação no Festival de Veneza de 2006, que concorria a 11 prêmios, conquistou apenas três: Direção de Arte, Figurino e Efeitos Especiais.
Fonte: Ansa
Leia também outras matérias da nossa revista.
Comentários