Visita do vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, à Argentina e ao Brasil, começa hoje, segunda-feira, 07/10, e vai até quarta-feira, 09/10. Ele será acompanhado por dezenas de gestores e empresários, para um movimentado programa de compromissos em busca de oportunidades e investimentos nos países. O principal objetivo da visita de Tajani é o crescimento internacional das empresas italianas.
A viagem é uma oportunidade para renovar as relações entre os estados, que nutrem os mesmos valores democráticos e culturais. Países onde a imigração italiana é celebrada – como no Brasil, que este ano completa 150 anos de imigração –, mas também territórios ricos em matérias-primas. Por isso, não é por acaso que acompanharão Tajani numerosos empresários, incluindo o CEO da Enel, Flavio Cattaneo, e da Tim, Pietro Labriola, que com as suas subsidiárias já contam com uma importante presença na América Latina.
Também acompanharão Tajani o presidente da ICE, Matteo Zoppas, as CEOs da Sace e da Simest, Alessandra Ricci e Regina Corradini D’Arienzo, respectivamente, bem como a gerente de promoção empresarial e gestão de operações de cooperação para o desenvolvimento Antonella Baldino. Os três dias de comitivas incluirão encontros com os embaixadores italianos das regiões, juntamente com os diretores da ICE, agência de promoção de exportações do governo italiano, e dos Institutos Italianos de Cultura.
A comitiva também estará presente na inauguração de um novo escritório em São Paulo da Simest (empresa do grupo Cdp que gere fundos públicos para o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional). Participam do Fórum Empresarial Itália-Brasil em São Paulo, no dia 09, o CEO da Tim, Pietro Labriola, o vice-presidente para a América do Sul da Leonardo, Alberto Tutino, o CEO da Pirelli para a América do Sul, Cesar Alarcon, e o CEO da Engineering Brasil, Filippo Di Cesare, além da diretora de Relações Institucionais da Elea Digital, Caroline Renzani.
(Dados da Ansa)