Rio de Janeiro – Depois de 80 unidades espalhadas pelo mundo, o Fratelli la Bufala chega ao Rio de Janeiro, mais precisamente ao Leblon, um dos bairros mais charmosos da cidade. A rede foi criada por três irmãos originários de Salerno, província italiana da região da Campania. A história do Fratelli la Bufala começa quando Giuseppe, Antonio e Gennaro dissolveram o negócio de família – produção de mozzarella de búfala – para tentar a sorte em outros ramos. Giuseppe partiu para Nova Iorque, onde trabalhou como pizzaiolo até abrir sua própria casa italiana. Atestado o grande sucesso, os outros dois irmãos seguiram o caminho e se juntaram a ele na empreitada. E a matéria-prima do antigo negócio da família voltou a estar presente na vida dos irmãos La Bufala, como são conhecidos. Na Itália não há uma cidade que não abrigue um Fratelli. O primeiro foi aberto em Nápoles, há três anos. Atravessando as fronteiras italianas é possível encontrar o restaurante na Inglaterra, Espanha, Áustria, Suíça, Alemanha e há projetos em andamento em Dubai, Tóquio e Moscou.
Seguindo o conceito da rede, a ideia inicial da franquia carioca era servir apenas carne de búfalo e queijo de búfala. Porém, houve mudanças.
— Adaptamos nosso cardápio de acordo com o gosto do brasileiro e o carioca, em geral, come muita carne bovina — explica um dos sócios do negócio do Rio, Paolo Mantovano, natural de Napoli, de onde já conhecia os irmãos La Bufala e que teve a iniciativa de trazer acadeia de restaurantes para cá. — Temos fornecedores que importamos produtos que precisamos para garantir o autêntico sabor italiano. Quem comer aqui terá a mesma qualidade encontrada em todas as unidades do Fratelli pelo mundo.
{mosimage}Na cozinha, o chef italiano Enzo Rigo prepara delícias como Prosciutto Pata Negra ou San Daniele (com focaccia), mil folhas de peixe espada flambado com bresaola de búfala, rúcula, molho panna levemente picante e salsinha. São tantas opções que o próprio Mantovano fica na dúvida para escolher seu prato preferido que acaba sendo o gnocchi dericota de bufala com tomatinhos frescos, manjericão e mozzarella.
O restaurante carioca tem 90 metros quadrados e uma arquitetura que mistura aço, vidro, muita madeira de demolição e mármore. O projeto de Roberto Tuorto segue o padrão internacional com pequenas adaptações para adequá-lo ao nosso clima tropical. Com um cardápio de dar água naboca e uma carta de vinhos selecionada, os 80 lugares oferecidos pelo restaurante estão sempre ocupados. O sucesso do Fratelli la Bufala carioca empolga os donos a abrir mais restaurantes pelo Brasil. Há planos paralevar a rede a São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
SERVIÇO: FRATELLI LA BUFALA – RUA GENERAL SAN MARTIN, 1196 LEBLON – RIO DE JANEIRO – RJ TEL: (21) 2512-7455
Gnocchi la Búfala
Ingredientes: 1 kg batatas cozidas e amassadas; 300 g farinha de trigo; 1 ovo.
Ingredientes para o molho: 2 dentes de alho; 4 colheres (sopa) azeite extra-virgem de oliva; 1 caixa de molho de tomate fresco;3 folhas de manjericão alfavaca (de folha grande); 150 g de mussarela de búfala fresca; 60 g de queijo parmesão ralado.
Modo de preparo: Refogar os dentes de alho com o azeite até ficarem dourados, retirá-los e colocar o molho de tomate. Cozinhar por dois minutos, salgar e agregar a mussarela cortada em cubos,o queijo parmesão e as folhas de manjericão. Reservar. Cozinhar os gnocchi em água fervente previamente salgada até eles boiarem.Neste momento, os retiraremos da água com a ajuda de uma espumadeira para junta-los ao molho reservado. Colocar em recipientes refratários e decorar com tomatinhos frescos e manjericão.