Início » Câmara dos Deputados do Brasil celebra os 150 anos da imigração italiana no País

Câmara dos Deputados do Brasil celebra os 150 anos da imigração italiana no País

06 de junho de 2024 - Por Comunità Italiana
Câmara dos Deputados do Brasil celebra os 150 anos da imigração italiana no País

O sotaque italiano tomou conta do Plenário da Câmara dos Deputados do Brasil na manhã de terça-feira, 5 de junho. Em sessão solene que celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e autoridades brasileiras falaram da importância da preservação dos laços culturais e econômicos entre os dois países ao longo da história. Os convidados também fizeram questão de prestar solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que sofre com as fortes chuvas no estado.

“Fico muito orgulhoso pela resposta generosa da Itália, que enviou um voo especial com mais de 25 toneladas de ajuda humanitária para a população gaúcha, que é composta por 40% de descendentes italianos”, ressaltou Alessandro Cortese.

Sessão Solene no Congresso Brasileiro celebra 150° Aniversário da Imigração 1
Embaixador Alessandro Cortese durante discurso na Câmara dos Deputados

O embaixador italiano também exaltou as relações institucionais entre Itália e Brasil, especialmente no contexto atual de presidências simultâneas do G20, com o presidente Lula, e do G7, com a primeira-ministra Giorgia Meloni. Cortese também lembrou que, em 2024, após mais de duas décadas de hiato, um presidente da Itália voltará a visitar o Brasil.

“Depois da visita do presidente Lula à Itália, este ano, por ocasião da cúpula do G7, virá ao Brasil, em julho, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella. São 24 anos, desde a visita do ex-presidente Carlo Azeglio Ciampi”.

Fábio Porta, deputado italiano eleito na circunscrição América do Sul, também marcou presença na comemoração promovida pela Câmara dos Deputados do Brasil. Ele apontou a divisão do tempo entre o Parlamento Italiano e a comunidade italiana no Brasil como um dos grandes desafios de seu mandato.

“É um orgulho e uma grande responsabilidade representar a comunidade brasileira no Parlamento Italiano. Digo que deveria estar aqui 360 dias por ano, porque tantas são as iniciativas, as atividades da comunidade ítalo-brasileira na América do Sul, mas devo estar presente também no Parlamento Italiano”, disse Porta, exaltando a Revista Comunità Italiana como “a maior publicação italiana fora da Itália”.

A sessão solene na Câmara foi presidida pelo deputado Luiz Fernando Faria, que é o presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália, composta por mais de 300 deputados e senadores. O congressista brasileiro também destacou a relevância da Revista Comunità Italiana para a valorização das relações entre as duas nações.

Faria assinalou ainda a contribuição significativa dos imigrantes italianos na construção do Brasil, desde a chegada do primeiro navio, em 1874, proveniente do Porto de Gênova com destino ao estado do Espírito Santo.

“Foi uma uma grande honra presidir esta sessão no Congresso Nacional, celebrando os primeiros italianos que ajudaram a construir este belíssimo país que é o Brasil. Os números revelam a grande contribuição: hoje, temos mais de 30 milhões de descendentes italianos, o que representa 15% da nossa população”.

Sessão Solene no Congresso Brasileiro celebra 150° Aniversário da Imigração 2
Lançamento do selo comemorativo dos 150 anos de imigração italiana dos Correios

O deputado Carlos Zarattini, representante do PT, partido do presidente Lula, fez um discurso emocionante. Ele recordou a participação dos brasileiros na luta contra o nazi-fascismo, durante a 2ª Guerra Mundial. “Presto homenagem aos 18 mil brasileiros da Força Expedicionária, que combateram o nazifascismo em solo italiano, contribuindo para a construção da sociedade democrática que a Itália é hoje”.

O deputado Eros Biondini, presidente do Grupo Brasil-Itália do Parlamento brasileiro, enalteceu a colaboração dos imigrantes italianos para a formação da sociedade brasileira.

Além disso, o parlamentar mencionou a tragédia climática que atingiu, em 2023, a região da Emilia-Romagna, comparando o episódio com o desastre ambiental que afeta, hoje, o povo gaúcho.

“A tragédia na região da Emília-Romagna afetou profundamente minha família, que mantém fortes laços com essa terra. Assim como no Rio Grande do Sul, sofremos com a devastação e sentimos uma dor em dose dupla, devido à ligação que temos com nossos parentes em Rimini, uma das áreas mais atingida”, pontuou.

Sessão Solene no Congresso Brasileiro celebra 150° Aniversário da Imigração 3

30 Anos da Comunità Italiana

O aniversário de 30 anos da revista Comunità foi festejado pelo presidente da Frente Parlamentar Luiz Fernando Faria e pelo deputado Fabio Porta que exaltaram o trabalho essencial de comunicação realizado entre os dois países.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 10h31
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.