Empatados em pontos após o fim da Série A, Hellas Verona e Spezia farão uma partida extra em campo neutro para definir o último rebaixado para a segunda divisão do futebol italiano. Os dois times perderam na última rodada para Milan, por 3 a 1, e Roma, por 2 a 1, respectivamente, e terminaram o torneio com 31 pontos.
Diferentemente de campeonatos de outros países, a Série A italiana prevê um jogo extra em campo neutro em caso de empate nas disputas por título ou contra o rebaixamento, sem considerar critérios tradicionais, como número de vitórias, saldo de gols ou confronto direto.
A partida será em 11 de junho, e o perdedor se juntará a Cremonese e Sampdoria entre os rebaixados. O Verona está na primeira divisão desde 2019/20, enquanto o Spezia frequenta a elite desde o ano seguinte.
Na Série B, Frosinone e Genoa já garantiram o acesso, enquanto a terceira vaga será disputada em um playoff entre Cagliari e Bari.
A primeira divisão do futebol italiano terminou com o terceiro Scudetto do Napoli (90 pontos), que disputará a próxima Liga dos Campeões com Lazio (74), Inter de Milão (72) e Milan (70). Atalanta (64) e Roma (63) vão para a Liga Europa, enquanto a Juventus (62) se classificou para a Liga Conferência.
No entanto, a Velha Senhora pode perder a vaga se for punida pela Uefa por causa de um escândalo financeiro. Neste caso, o posto na Liga Conferência seria herdado pela Fiorentina, que também joga a final da atual edição do torneio na próxima quarta-feira (7), contra o West Ham.
Se a Viola vencer o torneio, se juntará a Atalanta e Roma na Liga Europa e, se a Juve for punida, a Itália não terá representantes na Liga Conferência da próxima temporada. (com dados da Ansa)