Início » Separatista declara independência de ilhota na Sardenha

Separatista declara independência de ilhota na Sardenha

29 de agosto de 2008 - Por Comunità Italiana
Um ativista separatista da região da Sardenha, na Itália, decidiu pedir o reconhecimento internacional da ilhota de Malu Entu, na costa oeste, rebatizando-a "República Independente de Malu Entu", e baseando-se no princípio de autodeterminação dos povos sancionado na Carta de San Francisco, firmada pela Organização das Nações Unidas (Onu) em 26 de junho de 1945.
   
O caminhoneiro Salvatore Meloni, conhecido como Doddore, de 65 anos, já enviou o projeto para a Onu e seus países membros, assim como ao primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. "Para qualquer ação que seja tomada contra nós, contataremos o tribunal internacional de Haia", afirmou Meloni na mensagem para o chefe de Estado italiano.
   
Meloni, que há mais de vinte anos vive a maior parte do tempo na ilha de Malu Entu junto com outros separatistas, fará uma ação civil por usucapião do local, que desde 1972, segundo a advogada de Meloni, Maria Vitalia Anedda, pertence à empresa napoletana "Turistica Cabras srl". Em entrevista à revista italiana Panorama, o separatista acrescenta: "Até 2009, planejamos um referendo pela independência da Sardenha, com patrocínio da Onu".
   
Desde julho de 1974 na ilha de 81 hectares, os separatistas ocupam o território como verdadeiros proprietários, cuidando seja da limpeza como da manutenção da área marítima destinada à proteção ambiental, ao norte da ilha. "Existem as bases para reivindicar usucapião", acrescenta a advogada, "porque se trata de um processo pacifico, contínuo e não interrompido por 20 anos".
 
 
 
Fonte: Ansa

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 309

Do céu ao coração

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 22h21
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.