Assunto foi debatido durante webinar com a participação da Embaixada da Itália no Brasil, Italcam, Invest SP e Fiesp
Realizado na última terça-feira (30) com a participação do Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, do presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam), Graziano Messana, do presidente da agência estadual Invest SP, Wilson Mello, e do diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, o webinar “Oportunidades e desafios na retomada dos negócios bilaterais entre Brasil e Itália”, debateu sobre a expansão dos negócios entre empresas italianas e paulistas nos e novos investimentos que deverão ser realizados nos próximos meses.
Segundo comunicado divulgado pela Embaixada da Itália no Brasil, além de projetos de expansão local para as companhias que já estão estabelecidas no estado de São Paulo, há pelo menos outros seis anúncios de novos investimentos italianos que devem ser feitos nos próximos meses.
Para o embaixador Azzarello, setores como o de infraestrutura, agroalimentar, saúde, e-commerce e acordos entre grandes varejistas estão entre os mais promissores. “A solidez do relacionamento com o Estado de São Paulo e o desejo de avançar cada vez mais parecem-me testemunhados hoje por um debate envolvendo algumas das realidades mais credenciadas de São Paulo em questões econômico-industriais e comerciais: Invest SP, Fiesp e Câmara de Comércio italiana”, informou.
Já para Graziano Messana, o momento é bastante favorável, especialmente para as companhias que estiverem promovendo transformação digital e o e-commerce. “É o caso da Intimissimi, que cresceu 400% durante a pandemia e já anunciou que vai abrir mais lojas físicas após a quarentena”, revelou, ressaltando ainda que o câmbio favorável contribui para que as empresas italianas se posicionem no Brasil. “O mercado aqui é muito mais promissor que o mercado interno italiano”, ponderou o presidente da Italcam.
Ainda segundo Messana, a segurança jurídica que o estado de São Paulo oferece e a boa infraestrutura são alguns dos motivos que continuam atraindo as empresas italianas.
Com um investimento estimado de R$ 550 milhões, os seis projetos, previstos para serem anunciados e nos próximos meses, vão gerar quase 800 novos postos de trabalho, revelou o presidente da Invest SP. Mello lembrou também que nas últimas semanas, o Invest-SP já havia anunciado dois negócios com investimentos italianos na ordem de R$ 20 milhões que gerarão 200 novos empregos.