Início » Sanduíche de polvo tradicional da região da Puglia vira tendência no verão italiano

Sanduíche de polvo tradicional da região da Puglia vira tendência no verão italiano

17 de agosto de 2023 - Por Comunità Italiana
Sanduíche de polvo tradicional da região da Puglia vira tendência no verão italiano

Uma tradição culinária da região de Puglia, no sul da Itália, tem sido considerada uma tendência alimentar do verão no país em 2023: trata-se do famoso sanduíche de polvo. O alimento, encontrado também na Sicília, Campânia e Sardenha, está conquistando todos os italianos e já é um dos mais comentados nas redes sociais, um sinal da tendência principalmente entre os adolescentes e os turistas que passam férias no sul do país.

O sanduíche de polvo, que pode ser com a iguaria preparada em várias versões, como cozida, frita ou assada, também leva combinações de escarola à burratina e tomates cereja confitados.

O polvo cozido é um prato típico da comida de rua de Palermo, onde é retirado de grandes panelas fumegantes e servido em um prato com limão. Já o polvo assado é um pouco mais elaborado e, muitas vezes, combinado com pasta de grão de bico.

O lanche, por sua vez, nasceu em Bari, uma cidade de pescadores e apaixonados por peixes. Lá, inclusive, o crustáceo é tradição na festa do padroeiro São Nicolau e é exposto nos sanduíches em barracas.

A comida tornou-se o prato mais solicitado dos restaurantes de fast food à beira-mar, como La Tana del Polpo em Bari Vecchia, bem como no estabelecimento familiar de Bartolo L’Abbate e Domingo Iudice.

O sucesso da fórmula foi tanto que em poucos anos o sanduíche, com pão branco, tipo rosetta, polvo frito e nabos, ricota e figo cozido, se tornou carro-chefe do restaurante, que abriu unidades em Roma, Milão, Turim, Florença, Bolonha, Trani, Nápoles.

A tradição, no entanto, é reivindicada pela Sardenha, que tem o sanduíche com polvo cozido, azeite, alho, salsa e pimenta malagueta como principal prato da festa popular de San Simplicio.

Já na Sicília, o lanche de polvo está em quase toda parte, especialmente em eventos de comida de rua como o festival de Messina. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 19h59
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.