O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, manteve hoje de manhã uma longa conversa por telefone com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, como parte de uma série de contatos estabelecidos pelo premier italiano com os principais líderes do Oriente Médio. À tarde, o presidente do Conselho de Ministros também conversará com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.
Fontes diplomáticas disseram que o telefonema com Olmert também poderá ser um começo para explicar às autoridades israelenses o sentido das declarações de Prodi sobre o papel do Hamas.
A conversa com Olmert, lembram as fontes, já estava programada antes mesmo das declarações de Prodi sobre o Hamas, que geraram polêmica política na Itália e preocupações em Israel.
Prodi afirmou no último domingo que é preciso reabrir o diálogo com o Hamas. "O Hamas existe. É uma estrutura complexa que devemos ajudar a desenvolver", afirmou.
Portanto, este não seria um telefonema de reparação, mas parte de um diálogo constante iniciado pelo premiê com todas as partes interessadas a uma solução para os conflitos na região.
Provavelmente amanhã, Romano Prodi terá uma conferência telefônica com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora.
Há cerca de uma semana, Prodi manteve uma longa conversa com o presidente sírio, Bashar al Assad. E, dentro de duas semanas, o premier italiano estará na Jordânia para uma visita oficial ao reino Hashemita que, de fato, reabrirá a atividade internacional de Prodi com uma missão a um país importante na região do Oriente Médio.
Fonte: Ansa
Leia também outras matérias da nossa revista.
Comentários