A nova legislatura do Parlamento da Itália, que deve levar a deputada de extrema direita Giorgia Meloni ao cargo de premiê, já tem data e hora para começar. A primeira sessão da 29ª legislatura na Câmara dos Deputados foi convocada para 10h (horário de Roma) de 13 de outubro, tendo como principal item da pauta a eleição do presidente da casa.
A retomada dos trabalhos do Parlamento após as eleições de 25 de setembro dará início às consultas do presidente da República, Sergio Mattarella, com os partidos para a formação do novo governo.
A expectativa é de que, com uma maioria ampla na Câmara e no Senado, Meloni seja nomeada como premiê pelo chefe de Estado.
“Vou dar a cara a tapa neste governo. Quero trabalhar bem, o momento é importante, daremos o máximo de empenho”, disse a futura primeira-ministra durante uma reunião da direção de seu partido, o Irmãos da Itália (FdI), na quarta-feira (5).
Meloni segue trabalhando na nomeação de seu ministério, que também incluirá os partidos Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, e Liga, de Matteo Salvini. (com dados da Ansa)