Presidente da Ucrânia agradece premiê da Itália por ajuda financeira enviada a Kiev

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou as redes sociais na terça-feira (27) para agradecer publicamente a premiê italiana, Giorgia Meloni, pelo recente envio de 10 milhões de euros em ajuda a Kiev durante a guerra iniciada pela Rússia.
“Agradeci a Giorgia Meloni pela solidariedade e apoio total à Ucrânia. Elogiei o governo italiano pela recente alocação de 10 milhões de euros em ajudas. A senhora Meloni me informou que está sendo considerada a questão do envio de sistemas de defesa aérea para proteger nossos céus. E nós discutimos a fórmula da paz”, escreveu o mandatário referindo-se à proposta ucraniana para as tratativas.
O documento foi entregue pelo próprio Zelensky ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e está sendo debatido com os aliados ocidentais.
Os pontos principais destacam que as negociações de paz só devem ser realizadas com a retirada das tropas russas do território ucraniano, a devolução das áreas anexadas por Moscou e o fim dos ataques à infraestrutura energética do país.
Desde que assumiu o cargo, no fim de outubro, Meloni manteve a postura do governo de Roma na guerra iniciada pelos russos e continua a dar apoio integral a Kiev. A primeira-ministra, inclusive, já anunciou que pretende visitar a capital da Ucrânia “nos primeiros meses de 2023”. (com dados da Ansa)