O presidente da illycaffè, Andrea Illy, afirmou na quinta-feira (5) que os próximos “dois ou três anos” servirão de preparativo para a futura abertura de capital da empresa italiana no mercado financeiro. Em coletiva de imprensa com jornalistas brasileiros em São Paulo, o executivo disse que um dos objetivos da venda de 20% da companhia para a gestora americana de fundos de private equity Rhône Capital é preparar o IPO (oferta pública inicial de ações).
“Não temos uma data, e também por causa da guerra [na Ucrânia] e da Covid é difícil prever quando haverá uma boa janela de oportunidade para a listagem, mas esse é o objetivo. Os próximos dois ou três anos vão ser de preparação para a listagem”, afirmou Illy.
A venda de 20% da illycaffè para a Rhône foi concluída em fevereiro de 2021 e marcou a primeira entrada de um sócio externo no capital de uma das empresas familiares mais tradicionais da Itália.
No entanto, apesar de colocar o IPO no horizonte, o presidente também destacou o objetivo de “perpetuar o controle familiar na illycaffè ao longo das diferentes gerações”. Atualmente, somente Andrea e a diretora Anna Illy representam a família no conselho da companhia. “A governança da empresa já é considerada muito independente”, disse o executivo.
Essa é a primeira visita de Illy ao Brasil desde o início da pandemia de covid-19 e acontece por ocasião da cerimônia do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, marcada para esta quinta, em São Paulo.
Crise global
Em sua entrevista a jornalistas brasileiros, o presidente também comentou a disparada do preço do café no mercado internacional, que dobrou em um ano por causa da crise global de logística provocada pela pandemia.
Além disso, o custo da commodity foi pressionado por duas geadas e uma seca em áreas produtoras no Brasil. “Isso é a demonstração prática de uma crise sistêmica, uma crise ambiental, sanitária, econômica, social”, afirmou Illy, que é crítico do extrativismo e prega a criação de modelos de desenvolvimento regenerativos.
“Grande parte da área atualmente utilizada para o cultivo de café não será mais adequada em 2050”, alertou. Outro desafio é a disparada da inflação, que já fez a illycaffè aumentar os preços de seus produtos para manter a “sustentabilidade financeira da empresa”.
Antes da covid, o consumo fora de casa representava 60% do faturamento da companhia italiana, enquanto o doméstico respondia por 40%. Durante a pandemia, essa balança se inverteu, mas agora, com a retomada das atividades, o objetivo da illycaffè é manter um equilíbrio 50-50 entre os dois segmentos. (com dados da Ansa)