A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que espera uma pausa humanitária imediata que leve a um cessar-fogo sustentável no Oriente Médio. Ela também destacou como a União Europeia pode e deve desempenhar um papel de destaque na solução da crise, e se disse especialmente preocupada pela operação por terra de Israel a Rafah.
A medida alarmou a comunidade internacional, já que a área no enclave palestino está superlotada de deslocados, mas Israel argumenta que a invasão é a única forma de minar o Hamas e vencer a guerra.
As informações foram dadas por fontes italianas a respeito de um almoço entre os dois líderes na quinta-feira (21).
Guterres expressou apreço pela presidência italiana do G7, afirmando que as Nações Unidas confiam na liderança do país sobre os principais temas da agenda internacional.
Outro tema de destaque foi o lançamento, por parte da Itália, da iniciativa “Food for Gaza” (Comida para Gaza, em português), com o objetivo de criar um mecanismo de coordenação para enfrentar a dramática insegurança alimentar da população civil, respondendo às necessidades imediatas e elaborando soluções para o médio prazo, incluindo a reconstrução e um caminho para a paz. (com dados da Ansa)