Início » Premiada escritora italiana Rosetta Loy morre aos 91 anos

Premiada escritora italiana Rosetta Loy morre aos 91 anos

03 de outubro de 2022 - Por Comunità Italiana
Premiada escritora italiana Rosetta Loy morre aos 91 anos

A escritora Rosetta Loy, vencedora dos principais prêmios literários da Itália, morreu “cercada por sua família” em sua residência em Roma, aos 91 anos. Segundo informação confirmada por sua filha, Margherita Loy, a morte ocorreu na noite de domingo (2), por volta das 20h30 (horário local), devido a uma parada cardiocirculatória e dificuldades respiratórias.

Nascida em Roma em 15 de maio de 1931, Loy fez parte da famosa geração literária com outros grandes nomes da literatura italiana nascidos na mesma década, como Umberto Eco.

Escritora desde a infância, sua carreira pública teve início em 1974 com a publicação de “La bicicletta” (“A Bicicleta”, em tradução livre), que lhe rendeu o prestigioso prêmio Viareggio.

A italiana ganhou fama internacional após publicar dezenas de livros, incluindo “Le strade di polvere” (“As estradas de pó”) (1988), traduzido em vários idiomas e com o qual ganhou também o prêmio Campiello. Seu último livro é “Cesare”, publicado em 2018 pela Einaudi como a maioria de suas obras.

O funeral de Loy será realizado na próxima terça-feira (4), na Igreja de Grottarossa Santa Maria Immacolata. Ela será enterrada no cemitério de Mirabello Monferrato, no Piemonte, onde se passa a história de “Le strade di polvere” e onde está a casa de seu pai. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.