O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, se reuniu na última sexta-feira (4) com seu homólogo ucraniano de Odessa, Ghennady Trukhanov, para enfatizar a colaboração entre as duas cidades para sediar a Exposição Universal (Expo) 2030. “Roma está pronta para imaginar sua Expo 2030 em colaboração com Odessa”, destacou o prefeito da capital da Itália.
A candidatura para receber a Expo 2030 foi tema do encontro entre Gualtieri e Trukhanov, no Campidoglio, em Roma. As duas cidades estariam de fato prontas para apoiar aqueles que, entre Odessa e Roma, avançarem na competição.
“No que diz respeito às candidaturas recíprocas para sediar a Expo 2030, ambos os prefeitos partilharam o compromisso mútuo para que a exposição possa voltar a ser organizada na Europa sob a bandeira dos valores de inclusão, solidariedade e respeito pelos direitos humanos e civis”, explica a nota oficial.
A Itália já recebeu uma edição da Exposição Universal em 2015, que foi sediada pela cidade de Milão. Para 2030, a disputa acontece entre as cidades de Riad, na Arábia Saudita, Odessa, na Ucrânia, Busan, na Coreia do Sul, Moscou, na Rússia, além de Roma, no território italiano. (com dados da Ansa)