Para fortalecer laços e debater relações bilaterais entre o Rio de Janeiro e a Itália, foi realizado nesta terça-feira (11) um almoço no Terraço Belvedere, no prédio do Consulado italiano no território fluminense, entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia, e representantes de empresas italianas presentes na cidade.
Ao abrir o encontro, o cônsul-geral da Itália no Rio se mostrou otimista e agradeceu, em nome de todos os presentes, a presença de Paes pela primeira vez no Consulado. Miraglia comentou também sobre a nova fase que vive a relação da prefeitura com as empresas estrangeiras.
“Em nome de todos os presentes quero agradecer ao prefeito por nos dar a honra de estar pela primeira vez aqui no Cosulado. Gostaria de lembrar que esse momento nós planejamos e tivemos que desmarcar duas outras vezes por causa da situação que enfrentamos com a pandemia, mas, felizmente, conseguimos realizar esse encontro tão importante. Estou muito feliz e gostaria de parabenizar o inicio de gestão do prefeito que com muita competência, visão estratégica e capacidade de comunicação e diálogo têm melhorado muito as relações da cidade com as empresas estrangeira. Espero que possamos explorar o enorme potencial de parceira com as empresas italianas que esteve por muitos anos parado. Estamos muito confiantes para relançar e fortalecer as relações econômicas entre as empresas italianas e a prefeitura do Rio”, declarou Miraglia.
O encontro teve como pauta a apresentação e o debate de alguns projetos centrais de colaboração entre o Rio e as empresas. O primeiro a ser citado foi à criação do Business Council Italia Rio, um grupo que reunirá grandes empresas italianas no Rio de Janeiro para a promoção de atividades empresariais.
Em seguida foi abordado um projeto, ainda a ser lançado, relacionado à tecnologia das cidades inteligentes. Realização das empresas italianas líderes nos seguimentos, Leonardo, Enel e Tim, a iniciativa de tecnologia integrada, segundo o cônsul Paolo Miraglia, terá seu protocolo formalizado nas próximas semanas. Outra proposta apresentada durante o almoço foi a das novas, modernas, seguras e tecnológicas barracas de praia para a cidade, projeto idealizado pelo Istituto Europeo de Designe (Ied).
Ao final da reunião, o prefeito do Rio se mostrou satisfeito com o encontro e falou um pouco sobre a importância da presença das empresas italianas na cidade.
“A Itália é um país que marca muito a história do Brasil. Temos a presença de muitas grandes e importantes empresas italianas aqui, principalmente na nossa cidade do Rio. Para nós é um orgulho e uma honra trabalharmos de mãos dadas e termos a associação dessas empresas. O que depender da prefeitura do Rio de Janeiro os braços estão abertos e o tapete vermelho estendido”, enfatizou Paes.
Além do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do cônsul-geral no RJ, Paolo Miraglia, estiveram presentes ao encontro o secretário estadual de Desenvolvimento, Chicão Bulhões, e os seguintes representantes das empresas italianas: Nicola Cotugno, da Enel, Mario Girasole, da Tim, Francesco Moliterni, da Leonardo, Tommaso Montemurno, da Bracco, Karim Ajroud, da Generali, Roberto Di Silvestro, da Saipem, Marzio Laurenti, da Telespazio, Paolo Re, da Bip, Marcelo Chara, da Ternium, Pietro Petraglia, da Comunità, João Ratton, da Terna, Fortunato Leta, do Zona Sul, Gianfranco Pisaneschi, do IED, e Gabriele Cosentino, Adido Comercial do Consulado.