Carlo Giacone, prefeito de Giaveno, na região do Piemonte, foi agredido com um martelo por um criminoso, cuja identidade é desconhecida, e foi internado em estado grave. O incidente ocorreu em uma rua da cidade, na noite do último sábado (30), pouco antes da meia-noite. Giacone foi atingido várias vezes na cabeça e sofreu fraturas no crânio.
O prefeito italiano, de 62 anos, foi socorrido e levado ao hospital de Rivoli, em Turim. De acordo com relatos, ele não corre risco de morrer, apesar dos graves ferimentos.
O caso é investigado pelas autoridades locais. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o ataque. O agressor estava com o rosto coberto.
Giacone é um administrador de longa data em Giaveno, cidade de 16 mil habitantes em Val Sangone, na província de Turim, onde nasceu há 62 anos. Depois de se formar em 1979, ele obteve uma qualificação em design de moda em 1982. Na sequência, ele fez um estágio na ‘maison’ de Giorgio Armani.
Até 2004, esteve envolvido na criação de moda e na venda e distribuição de vestuário. Seu compromisso político com Giaveno remonta pelo menos a 1994, quando se tornou vereador de esporte e turismo. Dez anos depois, tornou-se vice-prefeito e, em 2014, pela primeira vez, prefeito. Já em 2019, apoiado por três listas cívicas, voltou ao poder.
“Não temos ideia de como isso aconteceu. Foi chocante”, afirmou Stefano Olocco, vice-prefeito de Giaveno, da Liga, sobre o caso.
“Trabalhamos juntos praticamente sete dias por semana e nunca tive a menor ideia. Carlo nunca me expressou nenhuma preocupação. Afinal, é uma pessoa aberta ao diálogo, ao confronto, à escuta”.
A ex-prefeita de Turim e deputada do Movimento 5 Estrelas (M5S), Chiara Appendino, lamentou o atentado. “Estou consternada ao saber desta terrível notícia e expresso minha proximidade com o prefeito Giacone, vítima de uma violência chocante”, concluiu. (com dados da Ansa)