A nova ponte de Gênova, inaugurada oficialmente na presença das principais autoridades políticas e institucionais da Itália, foi reaberta ao tráfego de veículos na terça-feira (4). A nova estrutura substitui a Ponte Morandi que desabou há quase dois anos deixando 43 mortos
O novo viaduto, batizado de Ponte Genova San Giorgio, começou a receber carros depois que a concessionária Autostrade per I’Italia (Aspi) precisou refazer um pequeno trecho depois de duas depressões aparecerem no asfalto devido às estruturas montadas na segunda-feira (3) para a cerimônia de inauguração.
Os primeiros carros que acessaram a ponte passaram tocando as buzinas, enquanto os motociclistas fizeram o sinal da vitória com uma mão. O tráfego já está fluindo normalmente nas duas direções.
A estrutura foi projetada pelo arquiteto e senador vitalício Renzo Piano e tem cerca de 1,1 quilômetro de extensão, dividido entre 19 tabuleiros situados a mais de 40 metros de altura e sustentados por 18 pilares. (com dados da Ansa)