Início » Pesquisadores revelam escritos ‘fantasmas’ escondidos sob manuscrito da Divina Comédia

Pesquisadores revelam escritos ‘fantasmas’ escondidos sob manuscrito da Divina Comédia

20 de julho de 2023 - Por Comunità Italiana
Pesquisadores revelam escritos ‘fantasmas’ escondidos sob manuscrito da Divina Comédia

Após sete séculos, foram revelados pela primeira vez escritos “fantasmas” escondidos sob o texto do manuscrito da Divina Comédia. A obra, que fica na Biblioteca Trivulziana, em Milão, é a mais célebre do escritor florentino Dante Alighieri, considerado o primeiro e maior poeta da Itália.

Os textos foram revelados graças a novas investigações multidisciplinares realizadas pelo Departamento de Estudos Históricos da Universidade de Milão, em parceria com a Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e outras instituições acadêmicas e de preservação da memória.

“Mais da metade das 248 folhas do manuscrito são palimpsestos, ou seja, foram escritas, apagadas e reescritas”, disse à agência italiana de notícias ‘Ansa’ a paleógrafa Marta Mangini.

Segundo ela, a presença de folhas reutilizadas “era conhecida desde o século XIX, mas até agora não havia sido possível ler as escrituras palimpsestas nem usá-las para reconstruir a gênese dessa cópia da Divina Comédia”.

A leitura, possível graças a técnicas de reprodução fotográfica de altíssima resolução, indica que o código dantesco pode ter sido escrito em Nápoles, ou que as folhas “recicladas” tenham sido levadas entre Nápoles e Gênova, cidades costeiras que tinham troca comercial intensa.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 17h08
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.