Início » Pesquisa revela que número de fumantes na Itália aumentou desde o início da pandemia

Pesquisa revela que número de fumantes na Itália aumentou desde o início da pandemia

31 de maio de 2022 - Por Comunità Italiana
Pesquisa revela que número de fumantes na Itália aumentou desde o início da pandemia

Um levantamento feito pelo Instituto Superior de Saúde (ISS) da Itália apontou que o número de fumantes no país disparou desde o início da pandemia de covid-19, chegando a atingir um percentual que não era registrado desde 2006.

De acordo com a pesquisa, realizada por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, pelo menos 24,2% da população italiana possui o hábito de fumar. Em 2019, último ano da pesquisa antes da emergência sanitária, a porcentagem era de 22%.

A quantidade de fumantes na Itália diminuiu entre os anos de 2017 e 2019, mas isso não se confirmou na edição mais recente da pesquisa. Além disso, o relatório apontou um aumento do consumo de cigarros em ambos os sexos.

“O aumento de fumantes detectado pelo relatório é um sinal de preocupação e mostra a importância de ativar ações de prevenção a partir dos mais jovens para garantir uma vida mais longa, com menos deficiências e qualitativamente melhor para nós”, alertou Silvio Brusaferro, presidente do ISS.

O surgimento de novos produtos de tabagismo contribuiu para a mudança em comparação aos anos anteriores, como a popularização dos cigarros eletrônicos. A especialista Roberta Pacifici, que faz parte do ISS, ainda declarou que a pandemia também ajudou no aumento do consumo.

“Os dados confirmam que a pandemia influenciou significativamente os hábitos de consumo de produtos de tabaco e nicotina dos italianos. A falsa percepção de consumir produtos menos ou mesmo não prejudiciais à saúde e a sensação de estar autorizado a usá-los em todos os lugares afetam o aumento de seu consumo”, declarou Pacifici.

No geral, existem 12,4 milhões de fumantes em território italiano e a faixa etária das pessoas que mais consomem cigarros está entre 25 e 44 anos de idade. Os ex-fumantes representam 14,9% da população e os não fumantes são de 60,9%. O estudo mostrou que uma média de 11,5 cigarros são usados por dia. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 09h48
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.