O Palazzo Ducale de Gênova, na Itália, começou a utilizar nesta segunda-feira (13) dois robôs humanoides para entreter e informar visitantes, informou a diretora da instituição, Serena Bertolucci. Chamados de Constantina e Constantino, os dois têm cerca de 1,2 metro de altura e serão os responsáveis por dar informações, fazer jogos e outras ações de entretenimento em momentos em que as pessoas estão esperando para entrar no local ou entre as salas do museu.
Os robôs são capazes de conversar, compreender e reagir a emoções, mover-se autonomamente e reconhecer vozes graças a um software desenvolvido pela Madlab 2.0 e pela Escola de Robótica local.
“Graças à generosidade da Fundação Costa esses robôs são nossos e entrarão em serviço na bilheteria e em espaços que antecedem as mostras para entreter os visitantes – também em momentos que possa haver formação de filas. Eles poderão dar todas as informações necessárias sobre mostras e eventos, conhecem a história do palácio, mas também podem jogar e divertir os mais pequenos”, acrescenta Bertolucci.
O diretor de Sustentabilidade da Costa Concordia, fundação que doou os robôs, Davide Triacca, ressaltou que “com essa iniciativa, reforçamos ainda mais a relação que sempre nos ligou a Gênova, favorecendo a fruição e a promoção do patrimônio cultural da cidade de maneira criativa e divertida”. (com dados da Ansa)