Início » Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia

Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia

22 de fevereiro de 2024 - Por Mauricio Cannone
Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia

“Saber que existe uma comunidade assim importante em outra parte do mundo que é ligada de algum modo à mãe-pátria é uma coisa quase comovente para todos nós”, afirmou o Embaixador Alessandro Cortese

No Rio para a reunião do G20, Edmondo Cirielli, vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, falou sobre o Polo Cultural recentemente inaugurado no Consulado Italiano da Cidade Maravilhosa, Casa de Itália, evento que prestigiou como convidado de honra e a data histórica: 

– Uma belíssima iniciativa dos italianos do mundo aqui no Rio. Claramente um grande obrigado ao Instituto Italiano de Cultura, ao Consulado, à Embaixada, ao Instituto Europeu de Design por ter realizado esse polo cultural na ocasião dos 150 anos da emigração oficial da Itália, com o veleiro La Sofia, que partiu de Gênova e chegou com 400 famílias. Uma grande ocasião para reiterar que a Itália não esquece os seus filhos, mas é também grande ocasião para reforçar os laços econômicos importantes que por meio da nossa rede de embaixadas e consulados procuramos assegurar, dando também serviços a tantos italianos e de origem italiana.

Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia
Vice-ministro das Relações Exteriores da Itália participa de inauguração de polo cultural no Rio de Janeiro

Cirielli lembrou que Pietro Petraglia, presidente do Grupo Comunità, tem origens na Província de Salerno, no Sul da Itália:     

– Obviamente é também a ocasião para saudar o amigo caríssimo da mesma província minha, doutor Petraglia e também sua revista que este ano completa 30 anos. Eu estive 15 anos atrás, na metade do caminho, e hoje é um prazer estar aqui novamente.

Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil, também estava entusiasmado com o momento histórico:

– Como disse há pouco, para nós todos, essa data, 21 de fevereiro de 1874 é muito importante. Marca este aniversário de 150 anos da emigração italiana no Brasil. E, como disse, estou muito orgulhoso desse lançamento de tantos eventos que haverá no Brasil durante todo o ano. Foi feito pelo vice-ministro das Relações Exteriores na presença do secretário-geral da Farnesina (sede do Ministério das Relações Exteriores), o embaixador Guariglia. Isso dá muito o sinal de quanto esta data que é tão importante para 32 milhões de brasileiros, ou ítalo-brasileiros, para ser mais preciso. É uma data importante também para a Itália. Porque saber que existe uma comunidade assim importante em outra parte do mundo que é ligada de algum modo à mãe-pátria é uma coisa quase comovente para todos nós. Por isso, o sinal é muito importante.

Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia 1
Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese

O embaixador também lembrou um belo legado que ficará para o Rio ao lado do Consulado:

– Naturalmente, depois, junto a isso, aqui no Rio, partimos do Rio, se deve enfatizar, Cidade Maravilhosa, não? Inauguramos este maravilhoso espaço, aqui na Casa deItália. Muito bonito, muito bem feito. Mas que é muito útil como ponto de agregação dos italianos que virão aqui. Me disseram que haverá tantas iniciativas culturais, culinárias que serão feitas aqui. E como disse o colaborador do prefeito do Rio de Janeiro se está trabalhando à requalificação desta Praça Itália, que também é belíssima ideia.

Cortese lembrou com emoção de seus compatriotas que deixaram a pátria:

– Tudo isso quero dizer aos leitores de Comunità Italiana que devem estar orgulhos de sua italianidade e de como levam adiante uma coisa belíssima, ver como os italianos do Brasil – eu digo italianos, mas muitos são ítalo-brasileiros – carregam com orgulho o nome da Itália no país. Vi um programa na televisão quase comovente, tinha lágrimas nos olhos, porque essas pessoas do Sul, do Norte, do Centro tinham essa lembrança da sua pátria, que muitos talvez nem tenham visto e são muito ligados a ela. Isso é verdadeiramente muito bonito.

Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia 3
Vice-ministro das Relações Exteriores da Itália participa de inauguração de polo cultural no Rio de Janeiro

O Cônsul-Geral da Itália no Rio, Massimiliano Iacchini, fez as honras de anfitrião da festa:

– Bom dia a todos. À comunidade italiana de Rio de Janeiro, à comunidade ítalo-brasileira. Este é um dia especial, no qual na Casa de Itália, aqui no Rio de Janeiro, sede do Consulado-Geral, inauguramos este grande espaço cultural, artístico e de inovação e de cooperação entre a Itália e o Rio de Janeiro. É um dia muito significativo porque hoje celebramos também 150 anos da chegada da primeira colônia italiana no Estado do Brasil, no Espírito Santo. E podemos nesta circunstância celebrar todo esse grande resultado junto a uma delegação de alto nível do governo italiano. Com vice-ministro Cirielli, que veio ao Rio de Janeiro para a reunião do G20. É um dia de grande festa, de grande celebração, de grande empatia, de grande simpatia, no qual a amizade e a irmandade entre os povos italiano e brasileiro podem atingir seus máximos níveis. 

Orgulho da italianidade é celebrado nos 150 anos da primeira colônia 2
Cônsul-Geral da Itália no Rio, Massimiliano Iacchini

Iacchini fez menção especial a outra data importante:

– E agradeço, em modo especial, à revista ComunitàItaliana porque tem hoje um outro aniversário importante. Trinta anos de comunicação, de informação da comunidade italiana, ítalo-brasileira no Brasil. Obrigado ao Grupo Editorial Comunità Italiana, obrigado ao seu presidente Pietro Petraglia e obrigado à sua equipe por ser um grande parceiro do Consulado Italiano, da Casa de Itália e por trabalharem todos juntos pelo bem da comunidade italiana e ítalo-brasileira no Rio de Janeiro. Obrigado.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h15
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.