Início » Número de visitantes em museus e parques arqueológicos da Itália bate recorde de 57 milhões em 2023

Número de visitantes em museus e parques arqueológicos da Itália bate recorde de 57 milhões em 2023

03 de julho de 2024 - Por Comunità Italiana
Número de visitantes em museus e parques arqueológicos da Itália bate recorde de 57 milhões em 2023

O Ministério da Cultura da Itália anunciou nesta quarta-feira (3) que o número de visitantes nos museus e parques arqueológicos do país em 2023 atingiu um novo recorde, com quase 58 milhões de ingressos. Ao todo, 57.730.502 cidadãos foram contabilizados, um aumento de 10,7 milhões em relação a 2022 (quase 23%). Em comparação com 2018, período pré-pandemia, a alta foi de 2,4 milhões.

O ranking dos museus e parques mais visitados tem o Coliseu de Roma na liderança, com mais de 12 milhões, seguido do Pantheon (5,1 milhões), das Gallerie degli Uffizi (5,1 milhões), do Parque Arqueológico de Pompeia (4 milhões), da Galleria dell’Accademia de Florença (2 milhões) e do Castel Sant’Angelo (1,3 milhão).   

O Museu Egípcio de Turim (1 milhão), o Palácio Real de Caserta (934 mil), a Villa Adriana e a Villa d’Este (748 mil) e o Vittoriano e Palazzo Venezia (639 mil) completam o top 10.   

A Galleria dell’Accademia e o Museu del Bargello, em Florença, tiveram a alta mais expressiva, superior a 40%.   

“Todos os cidadãos italianos devem orgulhar-se de seu patrimônio. Os visitantes aumentaram, e espero que aumentem ainda mais. Os rendimentos cresceram e, quanto mais recursos tivermos, mais poderemos alocá-los para expandir a oferta dos nossos museus”, afirmou o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.   

Segundo o diretor-geral da pasta para museus, Massimo Osanna, os “dados demonstram o quão saudável e crescente é o nosso panorama museológico nacional”. “Também foi positiva a experiência do aplicativo ‘Museus Italianos’, que hoje completa um ano do seu nascimento e cujo sistema inclui mais de 400 instituições estatais”, acrescentou. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 09h17
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.