Início » Número de leitos para turistas supera cifra de residentes no centro histórico de Veneza

Número de leitos para turistas supera cifra de residentes no centro histórico de Veneza

11 de setembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Número de leitos para turistas supera cifra de residentes no centro histórico de Veneza

O número de leitos para turistas no centro histórico de Veneza superou a cifra de residentes na região em setembro. O contador de vagas em hotéis entrou em vigor em abril passado, com o objetivo de monitorar o turismo de massa e o esvaziamento populacional do centro histórico veneziano, fenômenos que estão interligados.

Segundo as associações Ocio e Venessia.com, o número de leitos para turistas na região em setembro é de 49.693, enquanto a população na zona totaliza 49.304 habitantes.

Desde abril, a cifra de postos em hospedagens aumentou em 1.097 unidades, enquanto a população teve uma redução de 61 pessoas.

O “turistômetro” é exibido na livraria Usata by Marco Polo, na praça Santa Margherita, no coração da cidade, enquanto o contador de moradores está disponível em uma farmácia na mesma região.

O centro histórico de Veneza chegou a ter mais de 170 mil habitantes no início da década de 1950, mas o número vem caindo ano a ano.

Uma das causas desse esvaziamento populacional é a explosão do turismo de massa, que faz com que imóveis sejam colocados para aluguéis de temporada em plataformas como o Airbnb, provocando o aumento no custo de moradia no centro histórico.

Com isso, habitantes da região mais turística de Veneza se mudam para a terra firme, que oferece preços mais acessíveis. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h42
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.