Início » Novo gabinete faz juramento hoje

Novo gabinete faz juramento hoje

08 de maio de 2008 - Por Comunità Italiana
O novo governo italiano, formado pelo líder de centro-direita Silvio Berlusconi e integrado por 21 ministros, irá prestar juramento hoje à tarde diante do chefe de Estado, Giorgio Napolitano.
   
Ontem, Berlusconi foi até o palácio presidencial e não só aceitou a responsabilidade de formar o Executivo, mas também anunciou a lista de ministros que vai compor o gabinete.
   
Dessa maneira, e pela primeira vez na história recente da Itália, o vencedor das passadas eleições gerais pulou o prazo de praxe e, em um tempo recorde, tornou pública a formação do novo Executivo do país.
   
Hoje, às 12h00 (horário de Brasília), os membros do novo Gabinete se apresentarão no Palácio do Quirinal (presidência) para jurar seus cargos e na segunda-feira se reunirão no Conselho de Ministros.
  
A Câmara de Deputados votará na próxima quarta-feira, 14 de maio, a confiança ao novo governo. Berlusconi se apresentará na terça-feira às 05h00 (horário de Brasília) na Câmara, onde apresentará seu programa de governo através de um discurso.
   
Logo em seguida, o novo premier irá até o Senado para entregar o texto de seu discurso, enquanto a Câmara abre um debate.
   
O chefe de Governo irá responder na quarta-feira, e em seguida serão iniciadas as declarações de voto: esta fase será transmitida ao vivo pela televisão local. Na continuação, os deputados darão seu voto final.
   
O novo Executivo será formado por 21 ministros, entre eles 9 mulheres. Doze ministros pertencem ao Forza Italia (partido fundado e liderado por Berlusconi), 4 são do Alianza Nacional (direita), 4 da Liga Norte e um da Democracia Cristã para as Autonomias (DCA).
   
Na média, o novo gabinete é seis anos mais jovem que o anterior, presidido por Romano Prodi, e compreende numerosos ministros estreantes na função. Também repetem alguns ministros, os mais estreitos aliados e colaboradores de Berlusconi, como Giulio Tremonti (Economia), Roberto Maroni (Interior), Franco Frattini (Relações Exteriores) e Umberto Bossi (Reformas).
 
 
 
 
Fonte: Ansa 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 309

Do céu ao coração

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 22h03
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.