Medida, no entanto, não se aplica a padres e convidados
Os noivos que subirem ao altar a partir deste sábado (27) na Itália não estão mais obrigados a usar máscaras de proteção, informou a Conferência Episcopal Italiana (CEI) em comunicado oficial.
A liberação ocorreu após uma reunião com o Comitê Técnico-Científico (CTS), que é quem define as diretrizes para o combate do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país e, apesar de ter sido anunciada pela CEI, vale para todos os tipos de celebração de matrimônio – sejam religiosas de qualquer credo ou civis. No entanto, a regra não se aplica ao celebrante ou aos convidados da cerimônia religiosa.
“Não podendo ser considerados estranhos entre si, os cônjuges poderão ficar sem usar a máscara, com a obrigação de que o oficial mantenha o uso do dispositivo de proteção das vias respiratórias e respeite o distanciamento físico de, ao menos, um metro”, diz o CTS.
Outro anúncio relacionado às celebrações, inclui o fato de que os sacerdotes não serão mais obrigados a usar luvas para distribuir a comunhão aos fiéis. Isso porque, segundo a CEI, “o uso incorreto das luvas dá uma falsa sensação de segurança” e a orientação para higienizar corretamente as mãos acaba sendo mais eficaz. (com dados da Ansa)