A cidade de Modena (norte da Itália), eterna casa de Luciano Pavarotti, vai hospedar um concurso internacional de canto lírico dedicado ao famoso tenor italiano falecido em 6 de setembro de 2007, para descobrir e lançar no mundo da ópera novos cantores, justamente como sempre procurou fazer Pavarotti, em vida.
Aberto a todas as vozes, entre os 18 e 30 anos, o concurso vai proporcionar quatro prêmios para os primeiros colocados e, inclusive, uma gratificação especial em dinheiro, de 30 mil euros, para a grande revelação. Mas a grande recompensa para o campeão será a oportunidade de cantar nos palcos do famoso teatro Scala de Milão. Além, é claro, das futuras propostas de trabalho, como garantem os organizadores.
"Ajudar os jovens sempre foi uma das principais preocupações de Pavarotti, e mesmo quando não podia mais sair de casa, os jovens cantores iam até lá", lembra o maestro Aldo Sisillo, que participou da cerimônia oficial de inauguração do projeto, ao lado do ministro dos Bens Culturais, Francesco Rutelli, e do prefeito de Modena, Giorgio Pighi.
O edital do concurso deve sair ainda em fevereiro, mas as finais estão programadas para outubro. Como primeira etapa, haverá uma seleção com número limitado. A partir de 29 de setembro acontecerão as semifinais e, então, as finas abertas ao público. No dia 5 de outubro está previsto o concerto dos vencedores.
O júri será composto por profissionais do setor com renome internacional e o projeto, sustentado financeiramente pela própria prefeitura e pelo teatro local, que agora leva o nome do tenor italiano falecido. Outros patrocinadores privados também participarão do evento.
Luciano Pavarotti, tenor italiano conhecido no mundo inteiro, principalmente por seus grandes concertos populares nas Américas, nasceu e morreu em Modena. A cidade italiana sempre abrigou sua família e serviu de refúgio ao tenor durante suas crises de saúde, como o câncer que tirou sua vida em 6 de setembro de 2007, aos 71 anos.
Fonte: Ansa
Leia também outras matérias da nossa revista.
Comentários