A ministra da Cultura, Margareth Menezes, teve nesta quarta-feira, 18/09, encontros bilaterais em Roma com seu homólogo italiano, Alessandro Giuli, e com o prefeito da cidade, Roberto Gualtieri, com a participação da Embaixada do Brasil.
Na reunião com o ministro Giuli, foram discutidos iniciativas concretas para a parceria cultural entre Brasil e Itália, bem como temas relacionados à cooperação bilateral e multilateral na área da cultura, incluindo questões tratadas durante a presidência brasileira no G20. A ministra Margareth Menezes reforçou o interesse brasileiro em atualizar o Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e Itália, firmado em 1997, e propôs examinar cooperação conjunta para a recuperação do patrimônio arquitetônico de Santa Tereza, área fortemente afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que abriga importante comunidade ítalo-brasileira. A ministra também convidou Giuli a participar da Reunião dos Ministros da Cultura do G20, em 8 de novembro em Salvador.
No encontro com o prefeito Gualtieri, foram abordados, entre outros temas, o interesse do Brasil em promover a cultura nacional em colaboração com Roma, um dos principais centros de difusão cultural do mundo. Foram exploradas possibilidades de cooperação em áreas como cinema, música, arquitetura, preservação de bens culturais e economia criativa. A ministra brasileira igualmente estendeu convite ao prefeito de Roma para visitar o Brasil.
Menezes também estava presente na celebração na Praça São Pedro. Ela cumprimentou o líder da Igreja Católica e entregou a ele uma obra artesanal produzida com escamas de peixe. “Tive a honra de conversar com o papa Francisco. Vossa Santidade tem demonstrado abertura e sensibilidade com relação à cultura, instrumento único para a promoção da paz, do diálogo e da união entre os povos”, escreveu a Ministra.
Além disso, Menezes confirmou sua participação em uma reunião ministerial do G7 em Nápoles, no sul da Itália, em 20 e 21 de setembro, como parte de uma missão na Europa que também incluiu Madri, na Espanha.
(Dados da Embaixada Brasileira e da Ansa)