A cidade de Milão, na Itália, será palco, no próximo dia 7 de abril, de uma apresentação de balé beneficente destinada a arrecadar fundos para ajudar artistas e refugiados ucranianos. O evento “Pace for Peace – ao ritmo da Dança” será realizado no Teatro Arcimboldi e contará com a presença do ex-bailarino principal do Ballet Bolshoi, o italiano Jacopo Tissi, que deixou o teatro russo em 7 de março devido à invasão ao território da Ucrânia.
De acordo com os organizadores, o valor arrecadado será doado à Cruz Vermelha Internacional e ao projeto “Milão Ajuda Ucrânia”, iniciativa criada pela Fundação Cidade de Milão a pedido da Câmara Municipal.
Além de Tissi, outros artistas vão se apresentar, como o dançarino principal da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper), Alexey Popov, e os bailarinos da Ópera de Kiev, Anastasia Gurskaj e Stanislav Olshansky.
Os organizadores informaram ainda que todos os refugiados ucranianos que desejam participar da dança estão convidados para o evento, com entrada gratuita. Os interessados precisam se inscrever no e-mail “boxoffice@teatroarcimboldi.it, devido à disponibilidade de lugares.
Trajetória Tissi
O italiano de 27 anos, de Landriano, na região da Lombardia, foi nomeado dançarino principal do Ballet Bolshoi de Moscou em dezembro passado.
No entanto, após a invasão russa à Ucrânia, ele anunciou sua demissão. “Estou chocado com esta situação que nos atingiu de um dia para o outro e, honestamente, não consigo continuar minha carreira em Moscou”, escreveu Tissi no Instagram.
Segundo Tissi, “nenhuma guerra pode ser justificada. Nunca. E sempre serei contra todo tipo de violência”. (com dados da Ansa)