Foi encontrado no sul da Itália o “meteorito de São Valentim”, objeto celeste que havia sido avistado nos céus da região da Basilicata na noite de 14 de fevereiro. O artefato foi identificado no norte da cidade de Matera e caiu verticalmente no solo a uma velocidade de cerca de 300 quilômetros por hora. Antes de atingir o chão, o meteorito ainda danificou uma telha da sacada de uma residência.
De acordo com a Primeira Rede Italiana de Estudos de Meteoros e da Atmosfera (Prisma), órgão ligado ao Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf), até o momento já foram recuperados 12 fragmentos principais, totalizando 70 gramas, e dezenas de pedaços menores.
Estima-se que o objeto, avistado na data em que a Itália e boa parte do Hemisfério Norte celebram o Dia dos Namorados, tivesse uma massa de até 500 gramas.
O material já recuperado será submetido a análises detalhadas para determinar sua composição química e mineral. “A descoberta ocorreu apenas três dias após a queda, então se trata de um material muito fresco e não contaminado”, disse à agência italiana de notícias ‘Ansa’ Daniele Gardiol, astrônomo do Inaf e coordenador da Prisma.
“Os meteoritos atravessaram quase inalterados os cerca de 4,5 bilhões de anos desde a formação do Sistema Solar, e encontrar um recém-caído ajuda muito os cientistas a reconstituir as etapas que levaram à formação dos planetas”, acrescentou. (com dados da Ansa)