Início » Manuscritos de Da Vinci caem na rede

Manuscritos de Da Vinci caem na rede

29 de junho de 2007 - Por Comunità Italiana
São os verdadeiros códigos Da Vinci – aliás, códices Da Vinci seria o termo mais correto -, e podem ser desvendados de graça por qualquer pessoa com acesso à internet. A Biblioteca Leonardiana, com sede na pequena cidade da Itália onde o genial Leonardo da Vinci nasceu, colocou de graça na web cerca de 3.000 páginas digitalizadas do pioneiro renascentista. É possível ver seus esboços e, para quem sabe italiano, ler os textos que os acompanhavam.

Para acessar os arquivos, basta se cadastrar no site www.leonardodigitale.com (em italiano). Por enquanto, três cadernos de esboços do mestre estão disponíveis para visualização em alta resolução: os dois Códices Madri e o Códice Atlântico ("códice" é a palavra usada normalmente para designar livros antigos e manuscritos com o mesmo formato dos livros atuais, e não em rolos, como os papiros). São coleções de desenhos científicos e técnicos.

A Biblioteca Leonardiana, que fica em Vinci, na Toscana (centro-norte da Itália), recebeu financiamento da União Européia para o trabalho. O plano é digitalizar outros cadernos do gênio, completando um arquivo público de 12 mil páginas.

Por enquanto, dá para fazer buscas pelo número de páginas e por palavras – em italiano do século 15, bem entendido – dos textos. Os responsáveis pelo projeto esperam colocar no ar buscas em outras línguas em breve. Janelas abertas ao lado das páginas "originais" trazem o texto – o que é uma mão na roda, já que Leonardo costumava escrever ao contrário, com o texto invertido (da direita para a esquerda) com a ajuda de um espelho. (Há quem diga que isso se deva ao caráter paranóico do artista; outros sugerem que o fato de ser canhoto o levou a usar essa técnica.)

Não só de arte e sofisticação vivem os desenhos. Com sua mente frenética, Leonardo costumava usar os códices como verdadeiros cadernos de anotação, marcando até listas de compras nas margens dos desenhos.

 
 
Fonte: Portal G1

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 304

Rascunho automático 16

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h27
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.