A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Ellen Benedetti, foi recebida na Embaixada da Itália em Brasília pelo embaixador Francesco Azzarello, acompanhado do presidente do Grupo Comunità Italiana, Pietro Petraglia, e do CEO da Leonardo Brasil, Francesco Moliterni.
A iniciativa, que partiu da Comunità, visa mostrar o projeto Embaixada Verde e suas aplicabilidades em edifícios públicos do Brasil. Durante a visita, Ellen Benedetti recebeu informações sobre todo o processo de reaproveitamento do lixo orgânico, geração de energia, entre outros projetos sustentáveis como a poda triturada e os modelos de compostagem.
Sustentabilidade e preservação do meio ambiente, programas fortes do governo italiano, deram mote pra assinatura de um acordo de intenções entre a Embaixada italiana e Niterói, que deverá abranger as áreas de cultura e economia criativa, além de programas sociais.
A Embaixada italiana em Brasília, inclusive, foi a primeira no mundo a ter a certificação Lixo Zero e Meio Ambiente. Além disso, também foi pioneira na construção de um projeto verde e sustentável e virou exemplo para outros países.