Início » Mais de 20 mil pessoas participam de homenagem a Ayrton Senna em Ímola

Mais de 20 mil pessoas participam de homenagem a Ayrton Senna em Ímola

02 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana
Mais de 20 mil pessoas participam de homenagem a Ayrton Senna em Ímola

Mais de 20 mil pessoas, incluindo muitos torcedores brasileiros, participaram do evento de quarta-feira (1º) no autódromo de Ímola, na Itália, em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna e ao piloto austríaco Roland Ratzenberger, mortos em dois acidentes no Grande Prêmio de San Marino de 1994. “Concluímos um dia extraordinário e histórico, no qual lembramos o 30º aniversário da morte de Senna e Ratzenberger. Mais de 20 mil pessoas foram ao autódromo hoje, testemunhando o sentimento que ainda existe por eles e pelos valores que encarnaram”, disse o prefeito de Ímola, Marco Panieri.   

A cerimônia teve um minuto de silêncio em memória dos dois pilotos, e autoridades depositaram coroas de flores nas curvas Tamburello e Villeneuve, palcos dos acidentes de Senna e Ratzenberger, respectivamente.   

O evento contou com a participação dos ministros italianos Antonio Tajani (Relações Exteriores) e Anna Maria Bernini (Universidade e Pesquisa) e dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Áustria, Alexander Schallenberg.   

Mais de 20 mil pessoas participam de homenagem a Ayrton Senna em Ímola

O ministro Antonio Tajani disse na quarta-feira que espera que a homenagem aos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger em Ímola envie uma “mensagem de paz” para Israel e Hamas, que travam uma guerra desde 7 de outubro de 2023.   

“Estou contente que os ministros brasileiro e austríaco tenham aceitado nosso convite. Sua presença não é apenas um testemunho de proximidade a dois grandes campeões do automobilismo, mas também um modo para lançar daqui uma mensagem de paz”, afirmou Tajani.   

“Uma mensagem voltada a Israel, voltada ao Hamas, para que os reféns sejam soltos e se possa chegar a um cessar-fogo que leve ajuda à população palestina”, acrescentou.   

Segundo o ministro italiano, o mundo “precisa de paz”, e a homenagem em Ímola pode mandar uma “mensagem positiva”. “Façamos com que a morte de dois grandes atletas seja uma semente para que os valores do esporte sejam mais difundidos e apreciados, sobretudo pelos jovens”, salientou. 

Também compareceram Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, o CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali, o governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, o mandatário do Automóvel Clube da Itália (ACI), Angelo Sticchi Damiani, e os pais de Ratzenberger, Rudolf e Margit, além de representantes do governo de San Marino.   

“Quatro nações se encontraram para celebrar os valores do esporte que Ayrton e Roland encarnaram, se tornando uma ponte de paz, fraternidade e diálogo entre povos”, acrescentou o prefeito de Ímola. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h51
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.