Início » Lula revela o porquê Putin não estará presente no G20

Lula revela o porquê Putin não estará presente no G20

11 de novembro de 2024 - Por Comunità Italiana
Lula revela o porquê Putin não estará presente no G20

Na sexta-feira, 08/11, a CNN revelou que haveria desconforto no G20 caso o presidente da Rússia, Vladimir Putin, participasse.

Putin tem um mandado de prisão emitido por um Tribunal Penal Internacional, mas Lula afirmou que esse seria um problema pequeno. “O problema não é apenas proteger o Putin para não ser preso no Brasil. Isso é a coisa mais fácil de fazer. O problema é que tem no G-20 vários presidentes da República que não ficariam na sala se o Putin entrasse na sala. Todos os países europeus que participam do G-20, mais os Estados Unidos, o que seria uma coisa muito desconfortável”, declarou.

Desde julho deste ano, o Brasil conseguiu a aprovação de 22 documentos em nível ministerial, de acordo com o embaixador Maurício Lyrio. Ainda de acordo com Lyrio, os avanços das negociações foram possíveis a partir da proposta brasileira de evitar discussões sobre os conflitos entre Rússia e Ucrânia e no Oriente Médio. Entretanto, o tema das guerras deverá ser enfrentado pelo chefes de estados na Cúpula, no Rio de Janeiro.

O presidente russo será representado por seu chanceler, Serguei Lavrov. Lula disse que é necessário acabar com a guerra para que Putin possa voltar a “andar no mundo e participar dos eventos”.

“As coisas do Putin vão ser resolvidas quando acabar a guerra da Ucrânia. Aí ele pode participar de uma reunião do G20, como pode participar o Zelenski.”

Zelenski não foi convidado para o evento porque o Brasil não quer discutir a guerra da Ucrânia e da Rússia no G20. A presidência brasileira do G20, em 2024, estipulou como prioridades o combate à fome e à pobreza, mudanças climáticas e transição energética e também a defesa da reforma da governança global.

O encontro deverá ser um dos últimos compromissos multilaterais do presidente americano Joe Biden e ocorrerá na esteira das repercussões da eleição do republicano Donald Trump.

Por causa da ordem do TPI, Putin não compareceu à Cúpula do Brics na África do Sul no ano passado. Assim como o Brasil, o país africano é signatário da Corte, e houve o temor de desgaste político em tê-lo presente e não o prender. Em setembro desse ano, no entanto, o presidente russo viajou até a Mongólia, que é signatária da Corte, e expôs a fragilidade do pedido.

(Dados do Estadão e CNN)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Após 25 anos de negociações, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo de livre comércio. Você acha que o cenário em um futuro é favorável?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 05h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.