Início » Lula realiza visita ao Polo Automotivo Stellantis em Pernambuco

Lula realiza visita ao Polo Automotivo Stellantis em Pernambuco

06 de junho de 2023 - Por Comunità Italiana
Lula realiza visita ao Polo Automotivo Stellantis em Pernambuco

O presidente Lula (PT) visita, nesta terça-feira (6), o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata pernambucana. Inaugurado em 2015, o parque fabril já produziu cerca de 1,4 milhão de automóveis, divididos entre quatro modelos da Fiat e da Jeep, e transformou a economia da região. Além da visita à Fábrica de Fiat/Jeep, Lula também inaugurará o Campus Paulista do IFPE e relançará, a nível nacional, o Programa Farmácia Popular durante a passagem por Pernambuco.

Polo Automotivo Stellantis

O Polo Automotivo Stellantis foi inaugurado no ano de 2015, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Entretanto, toda a legislação para a oferta de incentivos foi feita na segunda gestão de Lula, em parceria com o ex-governador Eduardo Campos (PSB), numa tentativa de reindustrialização do Nordeste.

Atualmente, o complexo é responsável pela produção de quatro modelos do grupo: Jeep Renegade, Compass e Comander, e a Fiat Toro.

Em 2023, quando completa oito anos de operação, a planta passará a produzir um novo modelo de picape Ram, o primeiro da marca a ser fabricado no Brasil.

Empregos e economia

O Polo de Goiana é formado pela planta da Stellantis e de mais 18 fornecedores, que, juntos, são responsáveis por 14 mil empregos, entre planta principal, fornecedores e terceirizados.

“É um verdadeiro case de sucesso avançarmos de um modelo para cinco em oito anos. Isso foi possível graças a eficiente combinação de mão de obra qualificada e investimentos em inovação e tecnologia”, destaca Jasson Azevedo, Plant manager do Polo Automotivo.

O quantitativo milionário de veículos produzidos no polo abasteceram o mercado nacional e também foram exportados para países da América Latina, como Argentina, Chile, Equador e México. A operação é feita a partir do Porto de Suape.

Novo modelo produzido no Brasil

Mais de duas mil horas de análises virtuais foram necessárias até que a planta estivesse pronta para iniciar a produção do novo modelo da picape Ram.

Ao todo, a operação envolverá 1.300 colaboradores, que passaram por mais de 700 horas de treinamento. Também houve otimização da área da logística para incluir peças específicas do novo modelo, além da integração de robôs colaborativos.

“Temos uma fábrica na vanguarda da tecnologia automotiva e um time versátil e engajado focado na tarefa de acrescentar um modelo totalmente novo na linha, visto que o polo trabalha com uma única linha flexível onde são produzidos todos os modelos”, diz o gestor.

Impacto socioeconômico

Um estudo realizado pela Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento) avaliou que, entre 2020 e 2019, Goiana saiu da 13ª para a 4ª posição na participação da economia de Pernambuco, pulando de 0,83% para 5,17% do PIB estadual.

De acordo com o estudo, cerca de 21% dos colaboradores da planta colaboradores são residentes de Goiana e 50% oriundos de outras cidades do entorno.

Stellantis lidera maiores mercados da América do Sul

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (6), a Stellantis continua a avançar na liderança dos principais mercados após encerrar o mês de maio com 244 mil unidades vendidas no acumulado do ano no Brasil (32,2% de participação), 57,7 mil veículos registrados na Argentina (31,3%) e 16,9 mil unidades no Chile (12,33%).

No Brasil, a Fiat se mantém na liderança do mercado no país no acumulado do ano, enquanto a picape Strada avança como a número um em vendas. No total, a marca registra desde janeiro 164.463 unidades emplacadas e 21,7% de participação de mercado.

Ao todo, dois modelos da Fiat estão entre os 10 mais vendidos do mercado – a líder Strada e o Argo.

Além disso, o Jeep Compass é o SUV mais vendido do ano. Com 53.554 unidades comercializadas e uma participação de 19,1% entre os SUVs no acumulado do ano, a Jeep também continua na liderança do principal segmento do mercado em 2023.

A marca garantiu 7,1% de participação de mercado no acumulado do ano. O Jeep Compass é o SUV mais vendido do país desde janeiro, considerando todas as categorias. O modelo soma 26.014 emplacamentos ao longo de 2023, garantindo sua liderança entre os SUVs e também sua participação entre os Top 10 modelos mais vendido do Brasil.

Já na Argentina, a Stellantis avança na liderança do mercado automotivo, com 57.666 unidades vendidas e uma participação de mercado de 31,3%. A produção acumulada nas plantas de Ferreyra e El Palomar já supera a marca de 72 mil unidades.

Com isso, a marca Fiat contabiliza cerca de 27 mil unidades vendidas desde janeiro, com 14,6% de participação no mercado, seguida pela Peugeot, com mais de 20 mil unidades e 11% de participação.

No Chile, a empresa se mantém no topo, com 16.840 unidades emplacadas e 12,33% de participação de mercado no acumulado do ano. A Peugeot se mantém entre as cinco marcas mais vendidas e acumula 7.681 unidades comercializadas, com 5,63% de participação.

Por sua vez, a marca Opel também é destaque, com 1.752 unidades comercializadas no acumulado do ano e uma participação de mercado de 1,26%. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 09h30
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.