O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu uma coletiva de imprensa em um hotel romano nesta quinta-feira (22) antes de embarcar para a França para se encontrar com o presidente Emmanuel Macron. Na ocasião, assegurou o apoio do Brasil à candidatura de Roma para sediar a Exposição Universal de 2030.
“Apoiaremos a Itália”, respondeu Lula ao ser questionado pela agência italiana de notícias ‘Ansa’.
Roma disputa o direito de sediar a Expo 2030 com Busan, na Coreia do Sul, e Riad, na Arábia Saudita, e o governo italiano vem promovendo uma intensa campanha para divulgar a candidatura da “cidade eterna”.
A decisão será anunciada em uma votação dos Estados-membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE) ainda neste ano.
“Agradeço ao presidente Lula pelo apoio à Itália e a Roma na competição pela Expo 2030, sinal de uma grande amizade entre nossos países”, disse nesta quinta o prefeito da capital, Roberto Gualtieri, que se reuniu com o líder brasileiro na última quarta-feira (21).
Gualtieri é amigo de Lula e chegou a visitá-lo na cadeia em 2018, quando era deputado do Parlamento Europeu. (com dados da Ansa)