Italiana por trás do meme ‘Attenzione, pickpocket’ é furtada por batedores de carteira

A italiana Monica Poli, de 57 anos, conhecida por ser a voz por trás dos vídeos “attenzione, pickpocket”, foi roubada por um dos batedores de carteira, na última quinta-feira (17). Ela estava acompanhada por outras pessoas do grupo de patrulha do qual faz parte quando teve o celular arrancado de suas mãos.
Ela, que vive em Veneza, ganhou fama nas redes sociais por patrulhar as ruas de sua cidade, alertando turistas para a presença de batedores de carteira. Ela faz parte de um grupo chamado Cittadini Non Distratti (cidadãos não distraídos), cujos integrantes percorrem a cidade gritando com pessoas que acreditam ser ladrões tentando furtar carteiras, passaportes e outros objetos dos bolsos de transeuntes.
O grupo é ativo há décadas, mas recentemente criou contas no TikTok e Instagram, onde milhares de pessoas seguem, pela voz inconfundível de Poli. Seus gritos de “Attenzione, borseggiatrici! Attenzione, pickpocket!” já viraram meme. Sua voz já chegou a ser remixada para figurar em uma faixa de dance music.
O que é attenzione pickpocket?
Tudo começou com um vídeo postado no tiktok, no qual uma italiana (conhecida como Monica) grita a frase para avisar os turistas de que há batedores de carteiras em uma área da cidade de Veneza.
Responsável por postar o vídeo, o perfil @cittadininondistratti2 chegou a ter a conta derrubada, mas voltou e agora já tem 400 mil seguidores.
Quem é a mulher do ‘Attenzione Pickpocket’?
Responsável por alertar os presentes, Monica contou à revista americana Newsweek que faz parte de um grupo conhecido como “Cittadini Non Distratti”, uma organização de 40 pessoas criada para prevenir a ação de golpistas. “Tornamos nossos vídeos virais como forma de alertar os turistas”, disse a italiana.
Após o post viralizar, surgiram outros vídeos para imitá-lo. Também virou fontes de meme que fazer piada com possíveis roubos históricos. (com dados do O Globo)