Durante os últimos dias, as regiões italianas receberam um descanso do calor abafado, que foi recorde de julho e agosto. Entretanto, algumas regiões começaram a semana atingidas pelo mau tempo.
No último boletim do Ministério da Saúde sobre ondas de calor e efeitos na saúde, publicado nesta terça-feira, 27/08, apenas duas cidades receberam bandeira vermelha: Roma e Latina.
Outros alertas vermelhos
A previsão para a quarta-feira, 28/08, é que a cidade mais quente entre as 27 monitoradas será Bari, caracterizada atualmente pelo ponto laranja (nível 2) junto com Campobasso e Perugia.
Alerta amarelo em 10 regiões
Na segunda-feira, fortes chuvas afetaram as províncias de Varese, Bergamo, Como e Brescia. Com base nas previsões disponíveis, o Departamento de Protecção Civil de comum acordo acionou o alerta meteorológico – devido a condições adversas – que prevê chuvas dispersas, principalmente aguaceiros e trovoadas, sobre a Úmbria, zonas interiores do Lácio, Abruzzo, Molise, Campania, Puglia, especialmente setores centro-norte, e Basilicata, Calábria e Sicília.
Os fenômenos serão acompanhados de raios, granizo local e fortes rajadas de vento. Dadas as más condições meteorológicas, foi emitido hoje um alerta amarelo para Úmbria, Abruzzo, Molise, Campânia, Calábria e grande parte do Piemonte, Lácio, Sicília, Apúlia e Basilicata.
Por causa do mau tempo em Malpensa, 27 voos foram desviados para outros aeroportos. Choveram 64 mm de água em 80 minutos.
Apesar da incursão tempestuosa, as temperaturas não sofrerão grandes abalos e permanecerão sempre acima da média do período, com valores acima dos 33-35°C no Centro-Sul e muitas vezes acima dos 30-32°C no Norte. Além disso, a partir de quinta-feira, 29/08, a pressão voltará a aumentar, a instabilidade diminuirá e o Sol será cada vez mais predominante. O anticiclone africano terá um novo choque e assim as temperaturas máximas poderão aumentar ainda mais, atingindo picos diurnos que no fim de semana de sábado, 31 de agosto e domingo, 1 de setembro, atingirão os 37°C em Roma.
(Dados da Rai)