Tributo é destinado a todos que estejam na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus. Cada país da zona do euro pode emitir duas moedas comemorativas por ano
A Casa da Moeda da Itália colocará em circulação uma moeda comemorativa de 2 euros em homenagem aos profissionais da saúde. Trata-se de um agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos que estão na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus.
O verso da moeda traz o retrato de um homem e uma mulher, usando aparatos médicos e máscaras. É grafada também a palavra “Grazie”, obrigado em italiano.
Segundo o Banco Central Europeu, cada país da zona do euro pode emitir duas moedas comemorativas de 2 euros por ano. A face de valor continua padrão, mas está permitido no verso um desenho festivo. Apenas as moedas desse valor podem ser personalizadas.
“A maioria comemora o aniversário de acontecimentos históricos ou assinala eventos atuais de relevância histórica. A primeira moeda comemorativa de €2 foi emitida pela Grécia, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004”, diz o BCE.