O Ministério da Defesa da Itália confirmou na quarta-feira (24) que as primeiras crianças palestinas que o país concordou em acolher com suas famílias chegarão nos próximos dias.
Ao todo, a nação europeia receberá 100 crianças afetadas pelo conflito no Oriente Médio, mas o primeiro grupo que desembarcará na capital italiana será composto por 30 delas.
“Anunciamos com prazer e orgulho o início da operação de transporte de 100 crianças palestinas e suas famílias da Faixa de Gaza para instalações hospitalares italianas”, celebrou o ministro da Defesa, Guido Crosetto.
O chefe da pasta acrescentou que os menores de idade chegarão de avião ao país “nos próximos dias”, sem especificar uma data. A previsão é que a transferência de outras 30 crianças aconteça no final de janeiro, através de um navio da Marinha que sairá do porto de Al-Arish.
Os palestinos vão ser internados em hospitais nas cidades de Bolonha, Florença, Gênova e Roma para os primeiros tratamentos médicos.
“A Itália está empenhada em promover a desescalada do conflito e em ajudar a população civil palestina, que é vítima inocente dos terroristas do Hamas. Não podemos ficar indiferentes perante da grave crise humanitária”, declarou Crosetto.
A organização Sabe the Children informou que mais de 10 mil crianças já faleceram em ataques na Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. (com dados da Ansa)