32 bombeiros italianos e 2 aeronaves foram para a Grécia nessa terça-feira, 13/08
32 bombeiros e duas aeronaves modelo Canadair CL415 foram para a Grécia ajudar a controlar os incêndios que assolam o país desde domingo, 11/08.
O Departamento de Defesa Civil italiano explicou que os aviões, que devem atuar na região grega de Ática, foram cedidos no âmbito de um mecanismo europeu de ajuda mútua entre a Itália e demais países vizinhos em situação de emergência. Até o momento, milhares de pessoas já foram evacuadas. Ontem, 13/08, a equipe de resgate encontrou o corpo de uma idosa carbonizado em Patima Halandriou, subúrbio da capital com cerca 70 mil habitantes e que teve grande parte da população removida.
O foco do incêndio começou em Varnavas, a 35 quilômetros de Atenas, e se alastrou rapidamente para outros municípios devido aos fortes ventos. Em algumas localidades, as chamas atingiram 25 metros de altura. Além da Itália, outros países, como França, República Checa, Turquia, Sérvia e Roménia, também enviaram ajuda ao país.
Os meteorologistas previam ventos com rajadas até 70 km por hora, para a noite de ontem, o que prejudicaria o combate ao fogo, que já envolvem mais de 700 bombeiros e quase três dezenas de aviões e helicópteros.
A Grécia ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE para emergências e a UE também tomou medidas: o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressa “total solidariedade com todos aqueles que foram afetados e com os bombeiros que trabalham incansavelmente”. A União lançou também a produção de 12 novos Canadairs que reforçarão a luta rescEU e serão posicionados em vários países do sul da Europa, incluindo a Itália. Eles estarão prontos no final de 2027.
Junho e julho foram os meses mais quentes já registados na Grécia, que também viveu o inverno mais quente da sua história. O início precoce da temporada de incêndios este ano colocou à prova as forças de combate a incêndios gregas. Os meteorologistas alertaram para o aumento do perigo de incêndio devido às condições climáticas até pelo menos quinta-feira e dezenas de outros incêndios eclodiram em diferentes partes da Grécia desde o início da semana.
O contingente de bombeiros enviados pela Itália é composto por um total de 32 unidades: dois módulos operacionais de combate a incêndios florestais, com 18 unidades da Lombardia e Veneto, seis unidades Tast (Equipe de Assistência Técnica e Apoio), duas unidades Coem (Comunicação de Emergência) e cinco unidades atribuído à logística leve. Para apoiar os pilotos, de forma a manter os contatos necessários com as autoridades locais, estão também no local um funcionário do Departamento de Proteção Civil italiano e um dos bombeiros nacionais.
(Informações da Ansa)