Início » Itália e Brasil pedem fim de conflitos no Oriente Médio

Itália e Brasil pedem fim de conflitos no Oriente Médio

02 de outubro de 2024 - Por Comunità Italiana
Itália e Brasil pedem fim de conflitos no Oriente Médio

O governo italiano, condenou nesta terça-feira, 01/10 os ataques do Irã contra Israel e expressou preocupação com a escalada da tensão no Oriente Médio.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, convocou uma reunião emergencial com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, Guido Crosetto e Antonio Tajani, respectivamente, logo depois do início das ofensivas do Irã.

A nota solta pelo governo diz que “o governo italiano expressa profunda preocupação com os desenvolvimentos em curso e lança um apelo à responsabilidade de todos os atores regionais, pedindo que evitem uma nova escalada”. A nota ainda diz que Roma seguirá comprometida para que os envolvidos nos conflitos encontrem uma “solução diplomática”. 

“Estamos todos preocupados com a escalada no Oriente Médio e com os nossos soldados que fazem parte do contingente da ONU. Estamos acompanhando a evolução dos fatos com máxima atenção”, declarou o vice-primeiro ministro e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani.

O Brasil pede por um cessar-fogo imediato no Líbano. O governo brasileiro expressou “grave preocupação” com as operações terrestres dos militares israelenses em território libanês. Em nota oficial, o Itamaraty citou a violação do direito internacional, da Carta das Nações Unidas e de resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Os ataques aéreos israelenses a diversas regiões do Líbano desde o dia 17 de setembro causaram a morte de mais de mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, e feriram milhares. Segundo o Itamaraty, a Embaixada em Beirute continua monitorando a situação dos brasileiros, em contato permanente, prestando atendimento consular emergencial. Ontem foi anunciado que um voo da Força Aérea Brasileira (Fab) sairia do Rio de Janeiro, com destino ao Líbano hoje, 02/10, para repatriar um primeiro grupo de 220 pessoas retidas. A aeronave decolou às 00h30 do horário de Brasília. Estima-se que cerca de 21 mil brasileiros residam no Líbano.

(Dados da Ansa, Estadão, Corriere della Sera e CNN Brasil)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

O cenário geopolítico no Oriente Médio pode sofrer uma reviravolta significativa e o governo italiano afirmou que uma nova fase começou. Você acredita em um cessar-fogo?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 20h22
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.