Início » Itália assina primeiro acordo coletivo nacional para atores de cinema e TV do país

Itália assina primeiro acordo coletivo nacional para atores de cinema e TV do país

21 de dezembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália assina primeiro acordo coletivo nacional para atores de cinema e TV do país

Associações empresariais e sindicatos do setor assinaram na quarta-feira (20) na Itália o primeiro acordo coletivo nacional para atores de cinema e televisão do país, com o estabelecimento de salários mínimos, direitos trabalhistas e com foco no uso da Inteligência Artificial (IA). A iniciativa prevê que os atores terão contrato de trabalho por categoria, direito a um período mínimo de férias, bem como a não discriminação das pessoas LGBTQIA+. As medidas entrarão em vigor a partir de 2024.

O contrato foi assinado em uma reunião que contou com a presença das organizações do setor CGIL, CISL e UIL e dos empregadores, Anica, Apa e Ape, além da delegação de atores, incluindo Fabrizio Gifuni, Vittoria Puccini, Pietro Sermonti e Giulio Scarpati.

Atores e produtores também vão se comprometer a montar uma mesa de trabalho sobre a evolução das tecnologias e da inteligência artificial no mundo do cinema e da televisão.

Desta forma, será considerado ilegal o uso da IA para a utilização da imagem ou voz de intérpretes sem o seu consentimento, ou por meio de extrações de partes de suas performances para desenvolver ou treinar algoritmos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h12
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.