O governo italiano anunciou na última segunda-feira (17) que o vale-auxílio de 60 euros para o transporte público destinado a cidadãos com renda inferior a 20 mil euros por ano já beneficiou 141.510 pessoas.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho da Itália, a maioria dos beneficiários, cerca de 41,74%, são jovens com idades entre os 20 e 29 anos, cujo gasto total do auxílio será de quase 8 milhões de euros.
Até às 17h (horário local) de segunda, foram feitos 153.408 registros na plataforma oficial do benefício, sendo que 7.547 foram cancelados e outros 4.351 foram recusados. Por outro lado, foi emitido pelo menos um auxílio para as 669 empresas cadastradas. O maior número de pedidos foi para uso no Trenitalia.
“Foi um dia importante porque concretamente os cidadãos que mais precisam, num prazo muito curto, conseguiram obter a contribuição econômica de 60 euros para aquisição de um passe mensal, multimensal e anual para a utilização dos transportes públicos rodoviários e ferroviário”, afirmou a ministra do Trabalho e Políticas Sociais, Marina Calderone.
O governo italiano disponibilizou um portal oficial do Ministério dos Transportes, no qual os cidadãos de baixa renda devem solicitar o benefício até 31 de dezembro de 2023.
Ao todo, 100 milhões de euros de recursos serão destinados para ajudar os pedidos de famílias, estudantes e trabalhadores na aquisição de bilhetes para transportes públicos locais, regionais e inter-regionais, e para os serviços de transporte ferroviário nacional. (com dados da Ansa)