Início » Imigrantes africanos ocupam catedral em Nápoles

Imigrantes africanos ocupam catedral em Nápoles

29 de julho de 2008 - Por Comunità Italiana
Mais de 100 imigrantes africanos ocuparam  durante algumas horas a Catedral de Nápoles, em exigência de um lugar para se alojar, protesto que desencadeou enfrentamentos e a prisão de três pessoas, nesta segunda-feira.
   
Formavam parte do grupo reunido no Duomo 36 refugiados políticos e 76 solicitantes de asilo, em sua maioria procedentes da Costa do Marfim, de Gana e de Burkina Fasso
   
O grupo passou três noites sem teto após um incêndio atingir o edifício em que viviam, em Pianura, na periferia de Nápoles, 250 quilômetros ao sul de Roma.
   
Como as autoridades municipais não lhes forneceram um local para se alojar, o grupo decidiu ocupar a Catedral, de onde saíram quando a prefeita, Rossa Russo Iervolino, concordou em recebê-los.
   
Fontes do município informaram que a situação do grupo de imigrantes seria solucionada, mas não ofereceu detalhes, alegando razões de ordem pública.
   
A Igreja de Nápoles, por sua vez, fez um novo chamado à solidariedade com o sofrimento dos desabrigados.
   
Alguns distúrbios aconteceram durante a ocupação desta manhã, quando a polícia prendeu três pessoas, duas das quais foram liberadas mais tarde e um terceiro foi hospitalizado.
   
Uma das pessoas detidas foi a cabo-verdiana Celeste Ramos, sindicalista da União dos Trabalhadores Italianos, que relatou ter recebido maus-tratos da polícia. Os outros detidos foram Francisco Ramos, também de Cabo Verde, e Musa Boure, da Costa do Marfim, que foi medicado no hospital.
   
Na semana passada, o Conselho de Ministros italiano, chefiado pelo conservador Silvio Berlusconi, estendeu a todo território nacional o estado de emergência pela chegada de imigrantes ilegais e deu poderes extraordinários às autoridades regionais para tratar da imigração.
 
 
 
Fonte: Ansa

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 309

Do céu ao coração

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h44
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.